Fundada em 2012 no Paraguai, a Versat nasceu com a proposta de digitalizar e simplificar a gestão das revendas de insumos agrícolas. Depois de se consolidar no mercado paraguaio, a agtech deu o primeiro passo para expandir suas operações pela América Latina.

O Brasil está entre os principais destinos da estratégia. A empresa abriu sua subsidiária nacional em julho deste ano.

Com operações já em andamento no México, Colômbia, Chile e agora por aqui, a Versat, que integra o SNASH — hub de startup apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) —, quer aproveitar a crescente digitalização do agro para consolidar sua posição no mercado latino-americano.

“É bem recente a nossa entrada no mercado latino. A gente está com algumas iniciativas no México, Colômbia, Chile, Brasil”, conta Elvis Zoz, CEO e fundador da startup, em entrevista à Revista A Lavoura.

Do CRM ao ERP

A Versat surgiu oferecendo um ERP em nuvem para o setor agro, com foco em revendas e indústrias de insumos.

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão integrado que reúne todas as informações administrativas de uma empresa em um só lugar.

No caso do agro: ajuda a revenda de insumos ou agroindústria a controlar finanças, contabilidade, estoque, logística, compras, vendas, tributos, etc.

“No Paraguai, realizamos a gestão da parte contábil, tributária e financeira. Fomos o primeiro ERP SaaS do agronegócio”, lembra Zoz.

Agora, no processo de internacionalização, a startup optou por levar apenas uma de suas soluções, o CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão do relacionamento com clientes, voltado para a área comercial.

No agro a ferramenta apoia os vendedores e agrônomos que visitam produtores rurais, registrando histórico de visitas, negociações, pedidos, necessidades técnicas.

“Nesse momento, a ideia é iniciar só com o CRM que é um produto um pouco mais escalado. Mas estamos de olho no mercado beasileiro também para ERP”, diz o CEO, destacando o potencial trazido pela reforma tributária brasileira e a adoção do IVA.

“A gente vê que todas as empresas vão ter que se adaptar. Então, vai ser uma mudança muito grande. Então, por que não fazer essa mudança com a gente?”, afirma.

Foco nas revendas

Zoz explica a metodologia própria criada para apoiar a implantação do CRM, chamada de “tesão”, acronimo com as iniciais de: tática, estimativa, serviços, aprendizagem e otimização. Foto: Divulgação

 

A expertise da Versat está em um elo específico da cadeia agro que são as distribuidoras de insumos.

“Toda a parte de gestão dentro de uma revenda é o que a gente domina. Eu como fundador da empresa já atuei dentro de outras revendas, empresas grandes dentro desse setor. E a Versat mesmo já está há 13 anos no mercado, sempre verticalizados a esse mercado”.

Entre os diferenciais, Zoz cita a metodologia própria criada para apoiar a implantação do CRM.

“Nós não entregamos só o software para a revenda, mas sim uma metodologia chamada de método tesão. É uma brincadeira com o nome. Cada inicial do nome tem um significado: tática, estimativa, serviços, aprendizagem e otimização”.

Estratégias de campo e inteligência artificial

Um dos grandes desafios enfrentados pela startup é a resistência de agrônomos em adotar novas ferramentas digitais. Para driblar essa barreira, a Versat aposta em funcionalidades práticas, como relatórios técnicos que podem ser gerados em campo e enviados diretamente ao WhatsApp do produtor.

“Quando o agrônomo está no campo, ele vai tirar fotos, verificar os problemas na lavoura e pode criar um relatório técnico. Temos um produto novo que é um agente de IA, que ajuda o agrônomo através de áudio, e o sistema cria o relatório e envia para o produtor”, explica Zoz.

O executivo ressalta que todo o processo de implantação é remoto, o que ajuda a reduzir custos e ampliar escala.

“Até pouco tempo atrás você tinha que investir milhões de dólares para implementar um CRM ou um ERP. A gente consegue uma escalabilidade melhor.”

Entre os resultados alcançados, Zoz destaca a trajetória de uma pequena revenda que começou com dois ou três vendedores.

“Ela dobrava de tamanho a cada ano. Desde o início eles começaram a usar a nossa solução de gestão. Dentro de alguns anos ela foi comprada por uma grande multinacional. Hoje a multinacional segue usando a nossa solução”.

 

Redação A Lavoura