Startup traz soluções para otimização da cadeia de alimentos (Foto: Divulgação)

Ser a maior empresa de tecnologia para fruticultura no Brasil. É com esse objetivo em mente que surgiu a Elysios, agtech que nasceu da demanda dos próprios sócios buscando produzir tomate em estufa. A empresa é uma das integrantes do SNASH, hub de startups apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura.

“Na procura por equipamentos de alta qualidade e acessíveis no Brasil, notamos a oportunidade de desenvolver soluções próprias de hardware e software para produtores de frutas e olerícolas no geral”, conta o economista com mestrado em economia do desenvolvimento e CEO da Elysios, Frederico Apollo Brito.

 

As soluções da empresa promovem uma agricultura mais eficiente ao otimizar o uso de recursos naturais. Foto: Divulgação

Conforme explica o executivo, atualmente, as soluções da empresa, como o Caderno de Campo Digital, gestão de integração, Inteligência das Coisas (IoT) e automação de microclima e fertirrigação, promovem uma agricultura mais eficiente ao otimizar o uso de recursos naturais, melhorar a rastreabilidade e facilitar certificações ambientais, reduzindo desperdícios e custos e aumentando a produtividade.

Impacto das ações

De acordo com o CEO, as ações desenvolvidas pela empresa são fundamentais para modernizar a agricultura, oferecendo tecnologia acessível que ajuda agricultores e agroindústrias a gerenciar suas operações, melhorar a qualidade dos produtos, garantir sustentabilidade e atender às demandas do mercado por alimentos mais seguros e rastreáveis.

“Já impactamos mais de 3.000 agricultores e 400 técnicos, tanto individuais quanto em cooperativas e agroindústrias, além de possuirmos projetos com cooperativas com mais de 500 agricultores integrados que demonstram a eficácia das soluções para aumentar a eficiência e sustentabilidade da cadeia agrícola”, destaca o CEO.

 

As ações da empresa já impactaram mais de 3.000 agricultores e 400 técnicos, tanto individuais quanto em cooperativas e agroindústrias. Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM:

→ Raios ultravioleta aumentam vida útil de grãos e frutas

Desafios

Para Brito, os principais desafios do setor incluem a necessidade de maior transparência na cadeia de alimentos, a adaptação às mudanças climáticas, a alta nos custos de insumos e a falta de acesso a tecnologias acessíveis que permitam aos produtores otimizar suas operações e atender exigências de mercado e certificações.

Para o especialista, o segmento de tecnologia agrícola está em um momento de pleno crescimento. Foto: Divulgação

Na avaliação do economista, o segmento de tecnologia agrícola está em um momento de pleno crescimento, impulsionado pela demanda por práticas sustentáveis e alimentos rastreáveis.

“A perspectiva é de expansão do uso de tecnologias como IoT e automação. Empresas como a nossa estão bem posicionadas para liderar essa transformação, especialmente com foco em eficiência e acessibilidade tecnológica”, prevê o CEO.

Redação A Lavoura