Esta tecnologia pode ser aplicada nos animais para controle direto da praga que está parasitando o rebanho, bem como na pastagem, onde se encontram 95% da população de carrapatos de uma propriedade 

A atividade pecuária no Brasil tem aderido, progressivamente, a alternativas sustentáveis em seu processo produtivo. Nesse contexto, a Decoy Smart, empresa que faz parte do SNASH – hub de startups da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), é pioneira em inteligência de controle biológico voltada para a saúde animal.

 

A startup desenvolveu um carrapaticida biológico à base de fungos que permite o controle da praga de maneira sustentável e estratégica, indo na contramão de soluções tradicionais baseadas em compostos químicos responsáveis por efeitos negativos ao animal, aos produtores e ao meio ambiente.

Lucas von Zuben, CEO da Decoy Smart – Foto: Arquivo pessoal

Controle direto

O CEO da Decoy Smart, Lucas von Zuben, afirmou que esta tecnologia pode ser aplicada nos animais para controle direto da praga que está parasitando o rebanho, bem como na pastagem, onde se encontram 95% da população de carrapatos de uma propriedade. “Desta forma, conseguimos oferecer um controle estratégico desse parasita, permitindo ao produtor reduzir a pressão parasitária da propriedade como um todo”.

Diferenciais

O produto oferecido pela Decoy zera qualquer resíduo de moléculas nocivas no leite ou na carne, dispensando o descarte e carência que o produtor possa ter com sua produção em relação ao uso de carrapaticidas químicos.

Uma outra característica desta tecnologia é que ela pode ser aplicada em todas as etapas da vida do animal, desde bezerros até vacas prenhes ou animais enfermos, sem qualquer tipo de prejuízo ao animal.

Lucas Von Zuben disse ainda que, por ser 100% biológico, seu produto impede que o carrapato adquira resistência ao longo do tempo, uma vez que não ocorre a chamada seleção artificial de indivíduos resistentes. “Vale ressaltar ainda que nosso artigo mantém elevados padrões de eficácia no controle da praga”.

Hub

Sobre a Decoy fazer parte do SNASH, Lucas falou que acredita, fortemente, no poder das conexões e networking que o hub oferece. “Poder fazer parte desse ecossistema é uma oportunidade muito rica para nós. É algo que contribui para a difusão da nossa tecnologia aos produtores brasileiros, elevando a qualidade dos rebanhos e reduzindo custos para a pecuária nacional”.

“Além disso, acreditamos que o ecossistema que o SNASH está construindo pode fortalecer a inovação no agronegócio brasileiro e que podemos contribuir com a construção desta iniciativa, compartilhando nossas experiências e aprendizados”, finalizou o CEO da Decoy Smart.

Foto abertura de Juliana e Mariana Amorim na Unsplash
Por Larissa Machado – SNA