A equipe da IMBR Agro (na foto) e o time da Cropman anunciaram a tecnologia YieldMax, que oferece a análise de dados de solo e clima, ajudando produtores e agentes do setor a tomarem decisões mais seguras (Foto: Divulgação)
A IMBR Agro e a Cropman, empresas de destaque no setor de big data e analytics voltado para o agronegócio, acabam de lançar o YieldMax, uma ferramenta que promete ajudar na gestão de riscos da produção agrícola.
Utilizando tecnologias avançadas, o YieldMax oferece uma abordagem diferenciada para a análise de dados de solo e clima, capacitando produtores e agentes do setor a tomarem decisões mais informadas e seguras, ao agregar uma vasta gama de tecnologias de modelagem de dados.
A ferramenta combina informações precisas sobre a variabilidade espacial do solo com dados climáticos da safra atual, baseando-se em um robusto histórico de 45 anos de informações e atualizações contínuas.
Isso permite uma previsão precisa do potencial produtivo das áreas analisadas, considerando as condições específicas de cada safra, segundo a IMBR — empresa que integra o SNASH, hub de startups apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura.
O processo de análise do YieldMax envolve o tratamento e a mineração de múltiplas bases de dados, permitindo a identificação de zonas de manejo específicas. Com essas informações, a ferramenta consegue fornecer previsões detalhadas sobre a produção esperada, ajudando os produtores a definir a janela de plantio ideal para cada zona identificada.
Oswaldo Junqueira Franco, CEO e fundador da Cropman, destaca a precisão das informações geradas pelo YieldMax.
“São informações assertivas, impactando desde as decisões de preparo, plantio, compra e uso racional de insumos, uso de bioinsumos, e muito mais, habilitando tecnologias e reduzindo a pegada de carbono”.
LEIA TAMBÉM:
→ Controle do clima ao alcance das mãos
→ Big Data auxilia na tomada de decisões no agro
Essas informações são cruciais não apenas para os produtores, mas também para financiadores e distribuidores de insumos, garantindo a aderência às melhores práticas e, consequentemente, um impacto positivo na produção esperada e na capacidade de repagamento dos produtores.
O funcionamento da ferramenta é simples. Ao fornecer um polígono georreferenciado de interesse para análise, os resultados são disponibilizados em poucos segundos. Isso permite que os agentes do agronegócio tomem decisões rápidas e assertivas, otimizando o uso de insumos, minimizando riscos e garantindo o sucesso de cada safra.
Fonte: IMBR Agro
Revista A Lavoura