Como apresentar sua startup num pitch perfeito

Na hora de apresentar sua startup, um pitch perfeito é fundamental para você convencer e encantar um potencial investidor, parceiro ou mesmo um cliente de grande importância para o desenvolvimento e crescimento do negócio. 

Se você é o fundador de uma startup, certamente já precisou construir uma apresentação deste tipo para algum evento ou encontro com alguém que possa alavancar seu negócio. Neste conteúdo, vamos explicar de forma prática como apresentar um pitch perfeito da sua startup, assim, da próxima vez você pode sair com bons resultados.  

O que é um pitch? 

Um pitch é uma apresentação concisa e persuasiva que os empreendedores fazem para potenciais investidores, clientes ou parceiros, com o objetivo de capturar a atenção e convencê-los da viabilidade e do potencial de sua ideia de negócio. 

Quando olhamos para as startups do agronegócio, um pitch eficaz deve destacar não apenas a inovação tecnológica ou o modelo de negócio único, mas também o problema que seu negócio resolve, a relevância e o impacto da solução proposta no setor agrícola. 

Para ter sucesso, é interessante destacar questões como a forma que a solução atende um problema do mercado, na produção, redução de resíduos e desperdícios, redução do impacto ambiental ou facilitação do acesso a mercados.

No entanto, independentemente do setor, existem algumas boas práticas para ter sucesso ao realizar essa apresentação. Muitos empreendedores e especialistas do meio de startups desenvolveram algumas técnicas e dicas que ajudam na hora de preparar um pitch perfeito. 

O que é considerado um pitch perfeito?

No universo das startups, um pitch perfeito é aquele que consegue transmitir a essência da ideia de negócio de forma clara, concisa e convincente, em um tempo limitado, geralmente de 3 a 5 minutos. 

Para alcançar essa perfeição, o pitch deve seguir uma estrutura bem definida, começando com uma introdução impactante ou apresentar uma pergunta importante que capture imediatamente a atenção da audiência e apresente o problema a ser resolvido.

Em seguida, o pitch deve descrever a solução de forma clara qual é o problema que o negócio resolve, destacando seu diferencial competitivo e os benefícios que oferece. 

É essencial incluir evidências concretas, como resultados de testes de mercado, feedback de clientes ou métricas de crescimento, esse detalhe é importante para colocar o negócio como algo real e não apenas uma ideia. 

Além disso, um pitch perfeito precisa demonstrar uma compreensão profunda do mercado-alvo, incluindo sua dinâmica, tamanho, concorrência e oportunidades de crescimento. Esse fato ajuda a construir confiança e credibilidade junto aos investidores ou potenciais parceiros.

Por fim, um elemento crucial de um pitch perfeito é a paixão e o entusiasmo do empreendedor ao apresentar sua ideia. Transmitir energia e convicção pode ser tão importante quanto os detalhes do negócio em si, pois inspira confiança e demonstra o comprometimento do fundador com o sucesso da startup.

Pitch perfeito para startups do agronegócio

Além desses detalhes, ao preparar um pitch para empresários do agronegócio, é crucial comunicar de forma clara e direta como a solução da startup aborda desafios específicos do setor, seja na cadeia de suprimentos, na produção e produtividade agrícola, logística, distribuição, acesso ao mercado consumidor.

No atual contexto do agronegócio, um pitch bem-sucedido deve transmitir confiança, credibilidade e uma visão convincente do futuro da empresa e de seu papel na transformação do setor.

Como falamos, um bom pitch não se limita a transmitir informações, mas também busca gerar emoção e engajamento por parte da audiência. Isso pode ser alcançado ao contar uma história (storytelling) envolvente sobre a origem da startup, os desafios enfrentados e os marcos alcançados até o momento. 

Ao criar uma conexão emocional com os empresários do agronegócio, é mais provável que eles se identifiquem com a visão da empresa e se sintam motivados a se envolver e apoiar o projeto.

Quais as 4 etapas essenciais para um pitch perfeito

Antes de apresentarmos as etapas essenciais é importante lembrar que quando falamos sobre empreendedorismo e, sobretudo, inovação, toda fórmula de sucesso deve ser utilizada com uma adaptação ao momento e ao seu mercado. 

Dessa forma, a dica é pensar na melhor apresentação possível levando em consideração o público, o mercado e o momento em que você vai apresentar seu pitch. 

Mas, de uma forma geral, um pitch perfeito conta com 4 etapas essenciais:

  1. Introdução impactante: comece com uma introdução que capte imediatamente a atenção da audiência. Use um storytelling envolvente, uma estatística surpreendente ou uma pergunta que desperte a atenção e o interesse dos espectadores desde o início.
  2. Apresentação do problema: descreva claramente o problema que sua startup se propõe a resolver. Use dados para destacar que você possui uma compreensão profunda da dor, do problema enfrentado pelos produtores e explique explique quem é o público alvo, impacto almejado, tamanho do mercado e expectativa de crescimento. 
  3. Apresentação da solução: apresente sua solução de forma clara e convincente. Destaque como sua startup resolve o problema identificado e porque sua abordagem é única e superior às alternativas existentes. Aqui vale mencionar quem são seus concorrentes, quais são seus diferenciais competitivos em relação ao que já existe. 
  4. Call-to-Action (Chamada para Ação): termine o pitch com uma chamada para ação clara e direta. Peça aos espectadores que tomem medidas específicas, como agendar uma reunião de acompanhamento, experimentar seu produto ou serviço ou investir em sua startup.
  5. Bônus: Pratique, pratique, pratique: A prática é fundamental para um pitch perfeito. Ensaiar várias vezes com seu time, amigos, colegas permite que você refine sua apresentação, ganhe confiança e se sinta mais confortável na hora de falar com o investidor ou parceiro.Inclusive, essa prática pode ser gravada para estudar todos os detalhes. 

Tipos de pitch

Agora que você sabe o que é preciso para construir um pitch de sucesso, vamos apresentar os tipos mais tradicionais de apresentações utilizadas neste momento. 

  • Elevator Pitch: pitch breve e conciso, dura de 30 segundos a 1 minuto, a ideia é simular uma apresentação que pode ser realizada durante um percurso no elevador. É ideal para capturar a atenção inicial de investidores em encontros informais. 
  • Pitch de Investimento: pitch mais detalhado, geralmente com duração de 5 a 10 minutos, projetado para atrair investidores. Nessa apresentação há espaço para informações mais detalhadas sobre a ideia, o negócio e os resultados. 
  • Pitch de Vendas: pitch focado em vender um produto ou serviço para potenciais clientes. Esse tipo destaca os benefícios e características da solução e mostra como ele atende às necessidades do cliente e inclui uma chamada para ação. 
  • Pitch de Competição: pitch elaborado para participar de competições de startups, como hackathons e programas de aceleração. Esse tipo de pitch é frequentemente cronometrado e deve ser altamente persuasivo e memorável para impressionar os jurados. 

Por que um pitch perfeito é importante? 

É possível afirmar que um pitch perfeito abre portas para investimentos, parcerias estratégicas e oportunidades de crescimento para sua startup. Ao apresentar sua ideia de forma clara, persuasiva e envolvente, você aumenta suas chances de atrair o interesse e o apoio de potenciais investidores e parceiros.

O meio das startups é competitivo, por isso, uma apresentação bem estruturada permite que você destaque os diferenciais do seu negócio, mostrando por que sua solução é única e superior às alternativas existentes. Isso ajuda a diferenciar sua empresa no mercado e a destacá-la aos olhos dos empresários.

No entanto, neste meio também é possível encontrar ajuda para se desenvolver e aprender a usar um pitch perfeito para apresentar sua startups para mais investidores e parceiros. 

O SNASH é um hub de inovação para startups do agronegócio, sendo considerado um dos mais importantes do mercado. Contamos com acesso a investidores, eventos e programas para acelerar projetos e fazer seu negócio crescer. 

Por isso, se você já tem um pitch perfeito para sua startup, entre em contato com o SNASH e veja como levar para mais players do mercado.