
Startup disponibiliza solução financeira de impacto para pequenos produtores de proteína (Foto: Divulgação)
Facilitar a vida dos pequenos e médios produtores de proteína, promovendo a inclusão financeira no campo. Este é um dos propósitos da Agroforte, Agfintech integrante do SNASH, hub de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
Para atingir esse objetivo, o primeiro passo é garantir o acesso a crédito desburocratizado e customizado à realidade de cada setor de atuação. “Nosso modelo de negócio é baseado justamente nisso: firmamos parcerias com agroindústrias — que não são coobrigadas nem avalistas do crédito —, mas que abrem o canal para que possamos chegar até os produtores da sua cadeia de fornecimento”, destaca o CEO e cofundador da AgroForte, Felipe d´Avila.
Segundo ele, por meio de uma plataforma digital inovadora, a empresa oferece linhas de crédito diferenciadas para que o produtor e sua família possam investir na sua produção sem que haja a necessidade de passar por um processo burocrático e doloroso.
“Conhecemos bem a luta diária do nosso produtor rural. Nossa ideia é trazer a revolução do crédito digital para o campo, contribuindo para que o produtor possa focar no que realmente importa: sua produção. Oferecemos nossos produtos diretamente aos produtores, permitindo que eles invistam. Com isso, todos ganham: o produtor, a AgroForte e também a agroindústria.”, acrescenta o CEO.
O início

O CEO e cofundador da AgroForte, Felipe d´Avila. Fotro: Divulgação
Conforme conta o CEO, a ideia de criar a empresa surgiu, na verdade, a partir de uma experiência pessoal. “Minha família vem do setor de avicultura e suinocultura. Tivemos uma indústria no sul do país e um dos grandes gargalos que enfrentávamos era a necessidade de que os pequenos e médios produtores, que faziam parte da cadeia produtiva, também investissem para aumentar o volume e o ganho de produtividade”, lembra.
d´Avila relata que, enquanto a empresa conseguia investir em aumento de capacidade produtiva, novos mercados e desenvolvimento de produtos, havia a dependência de que a cadeia de fornecimento também investisse. “No entanto, predominava — e ainda é assim hoje no Brasil — o modelo de pequenos e médios produtores familiares na avicultura e suinocultura, com muita dificuldade de acesso ao crédito”.
Segundo ele, Isso ocorria tanto pela falta de conhecimento dos canais tradicionais em relação a essas cadeias de proteína, quanto pela burocracia, exigência de diversos documentos e, na maioria das vezes, a necessidade de bens como garantia, o que dificultava ou desestimulava o produtor a buscar crédito para investir na compra de equipamentos, construção de novas estruturas e, assim, ganhar escala e produtividade.
“Portanto, a AgroForte nasceu dessa vivência familiar e de duas grandes dores: a dor do pequeno produtor, que enfrenta barreiras para acessar crédito, e a dor da grande agroindústria, que muitas vezes não tem alternativas para apoiar financeiramente esses produtores da sua cadeia de fornecimento. E, se a base não investe, a cadeia como um todo perde valor”, detalha o cofundador.
Oportunidades e desafios
O CEO reforça que o principal objetivo da empresa é ser a principal solução de crédito de impacto para pequenos e médios produtores das principais cadeias de proteína, oferecendo, inicialmente, recursos para custeio e capital de giro, mas, principalmente, para investimentos em capex, novas estruturas e melhorias que realmente impactam o ganho de produtividade e, consequentemente, a renda da família produtora.
“Queremos ser essa alternativa de crédito por meio de um ecossistema de parcerias com grandes agroindústrias, laticínios e cooperativas. Assim, conseguimos chegar ao pequeno produtor que faz parte dessa cadeia produtiva, oferecendo uma solução de crédito ágil, desburocratizada e personalizada, para que ele possa investir com segurança na sua operação”, complementa

Na avaliçaõ do execurivo, o crédito é uma ferramenta poderosa de fidelização do pequeno produtor. Foto: Divulgação
Na avaliação de CEO da Agroforte, isso permite que o produtor receba o recurso de forma rápida e possa investir no aumento de produtividade e de valor agregado, o que, no fim das contas, impacta positivamente toda a cadeia — inclusive os resultados da agroindústria da qual ele é fornecedor.
Por fim, ele reforça que o crédito é uma ferramenta poderosa de fidelização do pequeno produtor, sendo assim, a solução está no acesso a uma alternativa de crédito fora dos canais tradicionais — que, muitas vezes, são excessivamente burocráticos.
“Esse processo fortalece o produtor e contribui para sua fidelização ao ecossistema. Ou seja, a agroindústria não só fomenta seus fornecedores, como também os fideliza”, conclui d´Avila.