Modelo de previsão acerta em até 84% (Foto: Divulgação)

Prever o clima sempre foi uma tarefa desafiadora, mas uma startup está mudando esse cenário. A Ignitia – empresa que integra o Startup Hub da Sociedade Nacional de Agricultura – SNASH – está se destacando no mercado com sua abordagem inovadora e precisa na previsão do tempo.

Na África, entre usuários ativos e inativos, são mais de 2 milhões e meio de clientes. Há dois anos, a empresa começou os primeiros movimentos aqui no Brasil, e espera conquistar o mercado.

O CEO da startup no Brasil, João Castro, conta, em entrevista à Revista A Lavoura, o diferencial da empresa e os benefícios para os produtores rurais, que recebem informações precisas de chuva, sol, entre outros eventos climáticos, via mensagem no whatsapp.

“Nossa pegada é a agricultura sustentável e resiliência com a questão da mudança climática. O grande objetivo no fim de tudo é  unir essas pontas. Ajudar o produtor a ser mais sustentável e ter maior rentabilidade, ao reduzir o uso de produtos químicos, por exemplo”, explica o executivo.

A Ignitia se destaca ao oferecer previsões climáticas altamente precisas, com uma taxa de acerto que supera aos concorrentes.

“A nossa previsão acerta 84%, e o segundo melhor resultado acerta 63%. O serviço mais comum aqui no Brasil, mais famoso, acerta em torno de 54%”, pontua.

Um dos segredos é a abordagem da empresa em relação às mudanças climáticas.

“Neste ano, vimos uma anomalia de temperatura de um grau e meio acima da média. Esta projeção de aumento de temperatura estava prevista para 2050. Ou seja, os modelos climáticos tradicionais estavam atrasados. Estamos enfrentando desafios climáticos que estão ocorrendo muito mais rapidamente do que o previsto”, explicou João Castro.

Tropicalização dos dados 

Empresa oferece previsões meteorológicas hiperlocais e altamente precisas para os trópicos. Imagem: Divulgação

Outro dos diferenciais para alcançar essa acurácia na previsão está na tropicalização dos dados.

Os cientistas por trás da empresa concluíram que os modelos de previsão tempo utilizados no mercado eram baseados em características do hemisfério norte e, por isso, não eram capazes de oferecer a precisão necessária para regiões de clima quente e úmido e tropical, como o Brasil.

“Desenvolvemos um modelo que consegue compreender melhor os parâmetros para a região tropical”, diz Castro.

Ele cita, como exemplo de complexificação do modelo de previsão tropical, as chuvas de fim de tarde, típicas do clima brasileiro.

“Na Europa, uma frente fria é um sistema de grande escala que você consegue modelar melhor e perceber ela se deslocando. Já aqui as nuvens têm um ciclo de vida de uma hora, uma hora e meia. Chove 50, 60, 70 milímetros e ela morre. É uma escala muito pequena, e os modelos tradicionais têm uma grande dificuldade de detectar”, explica.

O modelo de previsão da Ignitia se baseia em dados coletados no passado e, a partir disso, aprende padrões, de forma automatizada, em um processo de machine learning.

 

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Vantagens para o produtor rural 

“Nosso objetivo é oferecer aos nossos clientes uma vantagem competitiva, fornecendo informações meteorológicas precisas e oportunas que lhes permitam tomar decisões informadas”, disse Castro.

Com previsões climáticas precisas, os agricultores podem planejar suas atividades com antecedência, minimizando os riscos e maximizando os rendimentos.

“Tendo acesso a uma informação, o produtor pode, por exemplo, aplicar menos defensivo químico. Então, isso é bom para o agricultor, porque ele reduz o custo e é bom para a questão ambiental, que você tem menos um produto químico no solo”.

Redação A Lavoura