Uma delegação da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e do SNASH (SNA Startup Hub), composta por oito integrantes, esteve de 04 a 24 de setembro na China participando do Seminário sobre Gestão do Desenvolvimento Sustentável Agrícola e Reforços das Capacidades para a Redução da Pobreza do Brasil a convite do Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais daquele país. Como parte da programação, tiveram a oportunidade de conhecer experiências chinesas exitosas no âmbito da agricultura, incluindo grandes empresas do setor.
Dentre as empresas visitadas está a Wuhan Chuwei Bio-tech, sediada na cidade de Wuhan, província de Hubei. O empreendimento é referência em biotecnologia, especializada em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de sementes de alto valor para o agronegócio. Variedades exclusivas de tomate, melancia, repolho, brócolis e outras hortaliças são desenvolvidas pelo grupo. A iniciativa também oferece acompanhamento técnico aos produtores.
De acordo com profissionais da Wuhan Chuwei Bio-tech, a aposta em inovação genética assegura alta produtividade, qualidade superior e maior rentabilidade aos produtores rurais.
Representação internacional
Para além da parte produtiva e comercial, a empresa também é membro da Associação de Sementes da Ásia-Pacífico (APSA), da Associação de Sementes da China, da Associação Nacional de Comércio de Sementes da China e da Associação de Sementes de Wuhan. Seu objetivo é tornar-se uma empresa líder internacional em sementes, envolvida em P&D, produção, vendas e serviços.

(Esq.) Carlos Nascimento (Conéctar), Maurício Ribeiro (Já Entendi AGRO), Melina Guelman (SNASH), Mateus Sampaio (Conéctar), Leonardo Alvarenga (SNASH) e Karolina Rosa (Manejebem)
Delegação
A SNA esteve representada pelo seu vice-presidente e CEO do SNASH, Leonardo Alvarenga, pelo seu diretor jurídico, Frederico Price Grechi; e o SNASH contou com a participação de Melina Guelman e das startups que fazem parte da Rede SNASH Premium: Já Entendi AGRO, Manejebem e Conéctar, formando uma delegação de sete pessoas. Os demais participantes foram de esferas governamentais em nível estadual, municipal e federal do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e da Bahia, além do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) e também da Embrapa Solos, totalizando 29 integrantes brasileiros no seminário.
Seminário
O objetivo do seminário é aprimorar as competências de autoridades e especialistas brasileiros na gestão agrícola, na proteção ambiental e na redução da pobreza no meio rural, oferecendo referências valiosas para o aumento da eficiência da produção agrícola e a melhoria das condições de vida no campo, no Brasil. A iniciativa tem ainda como propósito fortalecer a cooperação entre os dois países nos setores de desenvolvimento sustentável da agricultura e combate à pobreza.