Plataforma fornece dados confiáveis para medição e melhoria dos principais indicadores ESG como emissão de CO² e índice de reciclagem, explica o CEO da Vertown, Guiarruda (na foto)

A necessidade de uma gestão eficiente de resíduos nunca foi tão evidente quanto nos dias atuais. Com a crescente preocupação ambiental e regulamentações cada vez mais rigorosas, empresas de todos os setores buscam soluções para lidar com esse desafio de forma eficaz e sustentável.

É nesse cenário que surge a Vertown, startup que integra o SNASH — iniciativa da Sociedade Nacional de Agricultura –, está revolucionando a maneira como as empresas lidam com seus resíduos. Entre os clientes estão a BRF, ArcelorMittal, Bombril, ALE Combustíveis, Atacadão e Magalu. 

“A gente é de base tecnológica, então a gente tem uma plataforma que ajuda o cliente a fazer o controle do processo todo de gestão de resíduos”, explica Guiarruda, o CEO da Vertown, em entrevista à Revista A Lavoura.

Ele destaca que a empresa oferece não apenas uma plataforma, mas também uma variedade de serviços para auxiliar os clientes em todas as etapas do processo de gestão de resíduos, desde a geração até a destinação final.

“A gente ajuda o nosso cliente em todo esse processo e dá uma destinação correta para o seu resíduo, no final das contas, e faz toda a rastreabilidade desse processo (…) A plataforma da Vertown é uma peça fundamental nesse processo, permitindo o controle preciso da geração, armazenamento, transporte e destinação de resíduos”.

Automatização dos processos

Com uma ampla gama de clientes em diversos setores, como agricultura, indústria, varejo e siderurgia, a Vertown adapta suas soluções para atender às necessidades específicas de cada segmento.

Guiarruda destaca que a plataforma automatiza muitos aspectos do processo, como a geração de documentos importantes, a integração com órgãos ambientais e o acompanhamento de indicadores-chave de desempenho.

A tecnologia centraliza toda a gestão da cadeia de resíduos, incluindo a emissão de documentos como Manifesto de Transporte (MTR), e o Certificado de Destinação Final (CDF), diminuindo o risco ambiental em até 30%.

Perfis de clientes

“A gente descobriu dentro desse universo que existem três perfis que agrupam esses diferentes segmentos da indústria”, explica Guiarruda.

Ele detalha os três perfis atendidos pela Vertown: gestão descentralizada, muita geração e resíduos controlados.

Para empresas com gestão descentralizada, Guiarruda destaca que “a dor está muito no que a gente chama de gestão descentralizada”, a exemplo do setor de varejo, que possui muitas lojas espalhadas em território nacional, em que a complexidade do processo de gestão de resíduos reside na diversidade e no número de unidades.

Já para empresas com muita geração de resíduos, como na siderurgia, Guiarruda explica:

“É uma quantidade de resíduos muito grande. Tem resíduos perigosos, não perigosos. Tem um time ambiental que faz o processo. Então, tem muita dor de automatização, que a gente já consegue automatizar muito com o software de gestão dessas empresas.”

Por fim, empresas que lidam com resíduos controlados, como na indústria farmacêutica.

“Às vezes, a geração não é tão grande, mas precisa ter um processo muito certinho, muito azeitado. E aí, o software também ajuda nisso.”

Ele ressalta, neste caso, a importância da precisão e conformidade nos processos de gestão de resíduos dessas empresas, onde até mesmo pequenos desvios podem ter grandes consequências.

Impacto financeiro

Isso tem impacto direto na saúde financeira e sustentabilidade de seus clientes, uma vez que reduz o risco de multas ambientais, otimiza custos de destinação de resíduos, e até pode aumentar a receita com a reciclagem.

“O primeiro benefício está em zerar o risco, ou reduzir o risco de multas e de conformidade, conformidade compliance mesmo com a legislação”, pontua.

No Brasil, segundo o empresário, as multas podem variar de R $ 5 mil a R $ 50 milhões, dependendo em qual etapa do processo de resíduos e o tipo do resíduo, e o  impacto ambiental.

Critérios ESG

Além disso, a plataforma fornece dados confiáveis para medição e melhoria dos principais indicadores ESG como emissão de CO² e índice de reciclagem.

“ Ajudamos os nossos clientes a acompanhar as principais metas ESG. A maioria deles estão com metas até 2030, de carbono zero, ou meta de redução de carbono. Então, a gente ajuda nesse processo. E também na redução do custo com destinação de resíduos, propriamente dita, e aumento de receita com resíduos”.

O CEO destaca que até mesmo acesso a crédito e financiamento pode ser facilitado por conta da transparência e confiabilidade de dados ambientais e sociais, fornecidos pela plataforma.

“Muitos financiamentos, empréstimos hoje estão com os juros sendo atrelados a alguns indicadores ESG. Então, a própria confiabilidade do indicador é muito importante para ter acesso a financiamento.  Alguns clientes nossos já pegaram empréstimos nesse formato”.

 

Redação A Lavoura