Inovação e sustentabilidade como as Startups são essenciais

A relação entre inovação e sustentabilidade ambiental é um dos temas mais relevantes do momento. A lógica é bem simples: novas soluções e tecnologias estão se transformando no principal caminho para a criação de processos e atividades com olhar mais atencioso para o uso consciente de recursos naturais.

Nessa direção as startups são essenciais. Quando olhamos para novas empresas, projetos focados em inovação para o agronegócio e o meio ambiente, temos um bom exemplo dessa relação, afinal, soluções com menor potencial de impacto ambiental ganham espaço e visibilidade em um contexto cada vez mais preocupado com o assunto. 

Nesse conteúdo, vamos explorar os detalhes sobre a relação entre inovação e sustentabilidade, colocando essas startups no centro do debate, apresentando oportunidades, desafios e um caminho que já está sendo percorrido. Leia até o final e entenda tudo sobre o tema. 

Qual a relação entre inovação e sustentabilidade?

Inovação e sustentabilidade são dois elementos essenciais para a conservação, desenvolvimento e para o progresso, olhando aspectos sociais, econômicos e, principalmente, ambientais.  

Na prática, a relação é cada vez mais profunda, visto que os desafios ambientais e sociais que enfrentamos colocam soluções inovadoras como protagonistas no desenvolvimento de processos e atividades mais sustentáveis. Isso quer dizer que a inovação desempenha um papel fundamental na busca por ações que permitam o desenvolvimento econômico e tecnológico, possibilitando o bom uso de recursos naturais. 

Podemos destacar que processos inovadores são fundamentais para a criação de tecnologias mais limpas e eficientes que minimizem o impacto ambiental. Isso inclui o desenvolvimento de fontes de energia renovável, métodos de produção sustentável e sistemas de transporte mais eficientes, reduzindo a pegada de carbono e outros impactos negativos no meio ambiente.

Além da inovação por trás de soluções, podemos salientar, também, o efeito na criação de novos modelos de negócios que valorizam a sustentabilidade. Startups inovadoras estão buscando formas de integrar práticas sustentáveis em suas operações, como a redução de resíduos, o uso eficiente de recursos e a adoção de cadeias de suprimentos responsáveis.

Como aliar inovação e sustentabilidade?

Antes de qualquer coisa, é preciso destacar que é totalmente possível reunir esses dois elementos em um projeto. Inclusive, é algo que já faz parte do dia a dia de muitas empresas e, também, é a inspiração para outras soluções que estão sendo criadas. 

Para isso, podemos pensar a partir de dois pontos:

  1. Empresas e projetos que desenvolvem soluções que foquem na possibilidade de que processos e atividades sejam mais sustentáveis. Nesse caso, entram startups do agronegócio, conhecidas como AgTechs, mas também as startups com foco em meio ambiente, como ClimaTechs, GreenTechs. 
  2. Empresas e o mercado de forma geral. É possível aliar inovação e sustentabilidade em processos diversos, incluindo aqueles diários, como a coleta seletiva de lixo ou mesmo a educação de colaboradores. 

Soluções inovadoras sustentáveis

É possível aliar inovação e sustentabilidade em várias áreas. Atualmente, empresas de diversos tamanhos, tamanhos, universidades e centros de pesquisa estão desenvolvendo soluções inovadoras pensando em energia renovável, mobilidade urbana, agricultura sustentável e tecnologias de economia circular. 

Dessa forma, métodos mais agressivos ao meio ambiente serão trocados por atividades sustentáveis, levando em conta o uso correto de recursos naturais e também o desenvolvimento econômico desse setor. 

Inovação sustentável no dia a dia

Além dos projetos focados em desenvolvimento de soluções inovadoras, empresas de outros setores também podem aliar inovação e sustentabilidade. Ações como o uso de tecnologias mais limpas e eficientes na operação, implementação de um sistema de gestão de resíduos e mesmo a redução e reciclagem de materiais são bons caminhos.

Nesse sentido, vale a pena destacar um tema muito relevante atualmente: ESG. ESG é sigla para sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas. 

Inovação e sustentabilidade: ESG

Esse conceito surgiu em 2004 a partir de em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado “Who Cares Wins,” com o objetivo de apontar critérios e diretrizes que incluíssem as questões ambientais, sociais e de governança no dia a dia das empresas. Atualmente, funciona como um pacto global de negócios, com metas ESG que servem, inclusive, para decisões de investidores sobre investir ou não em uma empresa. 

A seguir, vamos explicar os pilares definidos pelo ESG como essenciais para a inovação sustentável. 

  • Sustentabilidade ambiental: é sobre a preservação e manutenção do meio ambiente.. Isso significa reduzir a poluição, economizar água e energia, consumir produtos biodegradáveis, evitar o desperdício e ter um impacto socioambiental positivo. 
  • Sustentabilidade social: é sobre fomentar práticas de inclusão e diversidade, atender os  direitos trabalhistas, valorizar a saúde e segurança no ambiente de trabalho.Empresas que são socialmente sustentáveis oferecem boas condições de trabalho, oportunidades de crescimento e se preocupam com a igualdade e o bem-estar de todos.
  • Sustentabilidade econômica e de governança: Sistema internos de procedimento dentro das empresas, controles e processos para tomar decisões, seguir a legislação, considerar as necessidades de todos os interessados: colaboradores, funcionários, fornecedores, acionistas e investidores. Elas precisam administrar suas finanças, cuidar de seus funcionários e clientes, e resolver problemas de forma justa. Tudo isso enquanto protegem o ambiente e apoiam a comunidade.

Inovação e sustentabilidade: papel das startups

Para ficar bem claro, podemos afirmar que as startups desempenham um papel crucial na intersecção entre inovação e sustentabilidade. Essas empresas têm a agilidade e a capacidade de pensar de maneira disruptiva, o que as torna catalisadoras de soluções criativas e sustentáveis para os desafios ambientais e sociais contemporâneos.

Atualmente, algumas das soluções utilizadas para melhoria das questões sustentáveis, começaram em startups ou projetos de inovação dentro de grandes corporações. Um dos principais pontos de partida desses projetos é justamente a demanda por ações que causem menos impactos ambientais, levando em conta os riscos e o uso correto de recursos naturais.  

O que são GreenTechs?

Nesse contexto, as GreenTechs chamam atenção. Conhecidas como as startups que estão pensando soluções focadas em sustentabilidade, essas empresas ganham cada vez mais espaço e recursos de investidores, devido ao impacto no longo prazo e importância para o futuro do planeta. 

Essas startups não são focadas em apenas um segmento. Empreendedores estão olhando para áreas diversas e vendo oportunidades para uso de tecnologias como Internet das Coisas, inteligência artificial, equipamentos e metodologias diversas para otimizar processos, tornando uma atividade mais sustentável, ou seja, reduzindo os impactos ambientais. 

As GreenTechs podem também atuar em conjunto com outros setores, é comum encontrarmos startups verdes com foco no agronegócio, por exemplo, atuando também como uma startup agro. 

Soluções que estão pensando o uso correto de recursos como água, ou mesmo pensando no controle biológico das pragas, a utilização de bioinsumos, e preservação do solo ganham destaque nesse sentido. Grandes fornecedores e players do agronegócio estão atentos às soluções dessas startups, construindo um mercado de grandes oportunidades. 

Inovação e sustentabilidade: oportunidades à vista

Com base em todo esse contexto, é correto afirmar que ainda existem muitas oportunidades para projetos e inovação relacionada à sustentabilidade. Questões ambientais são urgentes e demandam soluções para possibilitar o progresso econômico, sem abrir mão do cuidado com o meio ambiente. 

Por isso, projetos e startups inovadoras são bem-vindos em rodadas de investimento, por exemplo. Aqui no SNASH por exemplo, você encontra um ecossistema com tudo que é necessário para fazer com que seu projeto envolvendo inovação e sustentabilidade tenha visibilidade. 

Além de networking de qualidade, é possível ter acesso a outros empreendedores e startups do setor, compartilhando caminhos e desafios e criando sinergia. Portanto, se você possui uma startup ou projeto que explora a questão entre inovação e sustentabilidade, entre em contato e tenha ajuda para crescer.