Plataforma utiliza o business intelligence conversacional para melhorar o processo decisório das organizações

A Riverdata é o menor caminho entre 1 bilhão de dados e uma decisão. Esta é a proposta da startup que oferece uma plataforma impulsionada por inteligência artificial que torna a análise de dados complexos acessível e acelera o processo de tomada de decisões.

“Nossa metodologia exclusiva, chamada Data-Journey, orienta as empresas na jornada rumo à excelência em dados, com suporte da inteligência artificial. Redefinimos a tomada de decisões apoiadas em dados com escalabilidade a partir do número de usuários”, explica o Mestrando em Engenharia, Founder e CEO da Riverdata, Claudio de Souza Rocha Junior.

 

De acordo com o CEO da Riverdata, Claudio Junior, o papel da empresa como integrante do SNASH é apoiar o ecossistema AgTech com soluções para o segmento. Foto: Divulgação

 

A empresa faz parte do SNA Startup Hub (SNASH), novo hub de agtechs e edutechs criado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que reúne startups com foco em soluções para o agronegócio.

“Nosso papel como integrantes do SNASH Hub é apoiar o ecossistema AgTech ao fornecer insights valiosos para o segmento e contribuir para a aceleração do processo decisório na agricultura e sustentabilidade”, destaca o CEO.

A empresa                              

Junior comenta que a inspiração para fundar a Riverdata surgiu de uma lacuna identificada em suas pesquisas acadêmicas, ao descobrir que havia uma vasta quantidade de dados nas organizações que permaneciam inexploradas.

Ele cita que, segundo estatísticas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) cerca de 99,5% dos dados em posse dos usuários não são analisados, o que, obviamente, tem implicações significativas para o desempenho empresarial.

“Inicialmente, como o foco estava no AIoT, desenvolvemos um protótipo de óculos inteligente para gestão de estoque. Entretanto, evoluímos para nos posicionarmos como uma plataforma que utiliza o business intelligence conversacional para acelerar o processo decisório das organizações”, conta.

 

Plataforma da empresa utiliza o business intelligence conversacional para acelerar o processo decisório das organizações. Foto: Divulgação

 

Segundo o CEO, as soluções da empresa têm como objetivo desempenhar um papel crucial na sociedade ao capacitar empresas a serem mais ágeis e adaptáveis.

“Em uma era de informação abundante, ajudamos organizações a extrair insights valiosos, levando a melhores produtos, serviços e inovações que beneficiam o setor empresarial e a sociedade. O business case que temos com a Natura&Co é um exemplo de como podemos impactar positivamente na sociedade”, relata.

A importância dos dados

Na opinião de Junior, o dados são o coração de qualquer negócio moderno, uma vez que eles contêm todas as informações, desde estratégias de marketing até otimização de operações e desenvolvimento de produtos. Nesse sentido, ele afirma que ter acesso a dados precisos e poder interpretá-los corretamente pode ser o diferencial entre sucesso e fracasso no cenário empresarial competitivo atual.

“Nosso diferencial, ao permitir que você faça ciência de dados sem ser um cientista de dados, torna tudo mais valioso, pois não são necessários altos investimentos para extrair o máximo do valor do que oferecemos. É como se fosse o “ChatGPT” da sua empresa”, observa o executivo.

 

Na avaliação do CEO da Riverdata, o dados são o coração de qualquer negócio moderno. Foto: Divulgação

 

Ele acrescenta que a plataforma fornece gráficos, tabelas comparativas, mapas georreferenciados, ou seja, tudo depende da pergunta. “Também disponibilizamos um assistente processado por inteligência artificial, para o qual você pode fazer perguntas sobre sua empresa diretamente no WhatsApp, acelerando o processo decisório”, completa.

O executivo menciona outros serviços oferecidos, como formatação e otimização da base de dados para que os decisores tenham a segurança de que os dados estão tratados e corretos em suas análises. “Como resultado prático, temos a redução no tempo de tomada de decisão, que influencia na economia de recursos, trazendo benefícios para a companhia”, analisa.

O futuro

Para o CEO, o cenário atual para business intelligence (BI) e Inteligência Artificial (IA) é promissor, uma vez que, à medida que mais empresas reconhecem o valor dos dados, a demanda por soluções eficazes em BI continuará crescendo.

“Olhando para o futuro, antecipo uma integração ainda maior de IA em todas as facetas dos negócios, ênfase particular no BI conversacional, tornando a análise de dados mais acessível e intuitiva para todos, ajudando-os a tomar decisões mais assertivas e que levam seus negócios para o próximo nível”, conclui o CEO.

Redação A Lavoura