O software desenvolvido pela Seed4Seed beneficia tanto a indústria de sementes, quanto os consumidores, garantindo a confiabilidade do produto, afirma a CEO da empresa, Mariá Amorim (na foto) 

A aquisição de sementes é uma das etapas mais importantes no processo de cultivo e a escolha deste, que é o principal insumo da agricultura, é fator determinante para o sucesso da colheita.

Visando otimizar o plantio e, consequentemente, reduzir prejuízos na lavoura, a Seed4Seed, empresa que faz parte do SNASH – inciativa da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) –, desenvolveu o aplicativo I4Seed capaz de analisar com rapidez e precisão lotes de sementes utilizando inteligência artificial (IA).

Fundada em 2021 e com sede em Campos de Goytacazes (RJ), a Seed4Seed foca na fenotipagem de alto desempenho, na identificação e quantificação de danos visíveis. Todas essas análises de qualidade física, fisiológica e sanitária são realizadas a partir de imagens digitais capturadas pelo celular.

De acordo com a CEO da startup, Mariá Moares Amorim, por meio da IA da empresa é possível identificar discrepâncias nas sementes.

“Essa análise com nosso aplicativo ocorre de forma automática, semente por semente, e é gerado um relatório detalhado de todas as amostras. Todo o processo é realizado pelo software utilizando redes neurais artificiais, que é um método de IA inspirado no funcionamento do cérebro humano. Nós conseguimos reduzir o erro humano a quase zero e eliminamos a subjetividade da análise”.

Rastreabilidade

O I4Seed oferece ainda um mecanismo de rastreabilidade, uma vez que são gerados bancos de dados dos clientes com todos os resultados e imagens de cada lote, de cada amostra, e que podem ser consultados a qualquer momento.

“O software pode beneficiar tanto a indústria de sementes, quanto os consumidores. É a certeza de ter um produto de grande confiabilidade. Também é uma maneira de reduzir prejuízos em tempos de maior necessidade de produtividade por área e de mudanças climáticas”, afirmou Mariá Amorim.

Aporte

Recentemente, a Seed4Seed foi contemplada com um aporte de R$ 4 milhões via Finep, uma agência pública financiadora de estudos e projetos.

“Esse investimento vai ser uma garantia de futuro para a gente continuar trabalhando no desenvolvimento da tecnologia e realizar mais alguns testes ainda necessários, além de ser a garantia de que levaremos essa solução para o mercado. Ou seja, temos recurso suficiente para poder oferecer esse serviço à indústria e aos agricultores no futuro próximo”, enfatizou a CEO da Seed4Seed.

SNASH

Sobre a parceria com o hub de startups da SNA, Mariá Amorim ressaltou que é algo muito proveitoso. “Estamos conseguindo fazer bastante network com outras startups que também fazem parte do SNASH e outros parceiros. Temos uma troca muito boa, recebemos suporte, acompanhamento. Em pouco tempo, vimos muitos frutos dessa parceria e temos a certeza de continuidade”, finalizou.

Confira a entrevista completa com Mariá Amorim, à SNA.

Larissa Machado/Sociedade Nacional de Agricultura