Startup promove diferentes usos e destaca importância da planta

Conhecida dos povos originários há mais de 4 mil anos, estima-se que a erva-mate (Ilex paraguariensis) ocupe 5% do território nacional, sendo nativa do Bioma Mata Atlântica Ombrófila Mista (Mata Atlântica de Altitude ou Floresta de Araucárias). Considerada uma das plantas mais completas do mundo, é também conhecida por ser o segundo produto florestal não madeirável mais rentável do Brasil, atrás apenas do açaí.

Além disso, estima-se que 80% das propriedades com erva-mate têm origem familiar, com áreas de até 20 hectares. “A erva-mate é uma bebida milenar, consumida de maneira tradicional na América do Sul, especialmente popular em países como Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. No Brasil é principalmente consumida como chimarrão, chá mate ou tereré”, destaca a bioquímica e sócia diretora da Mate On, Paula Leticia Hoepfner .

Ela acrescenta ainda que há inúmeras possibilidades de uso além da cuia, alcançando pessoas que não fazem uso da erva-mate ou que consomem de maneira pouco frequente.A startup, integra o  SNASH, novo hub de agtechs e edutechs criado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)

Conforme explica a a bioquímica e sócia diretora da Mate On, Paula Leticia Hoepfner, a erva-mate é uma das plantas mais completas do mundo, além de ser o segundo produto florestal não madeirável mais rentável do Brasil, atrás apenas do açaí. Foto: Divulgação

A ideia

Por se tratar de uma planta que apresenta muitas propriedades em termos de potencialidades, novas aplicações poderão ampliar o mercado de produtos naturais, tendo a erva-mate como composto base para o desenvolvimento de novos produtos para atender os diferentes perfis de consumidores.

“Foi assim que idealizamos a Mate ON, pelo imenso potencial que a erva-mate tem em diferentes âmbitos, ainda pouco percebidos e explorados positivamente. Cuidar do presente e do futuro através do consumo consciente e sustentável”, destaca a bioquímica.

Ela revela que aumentar o número de consumidores impacta diretamente no desmatamento evitado e também na regeneração da Mata Atlântica de Altitude, sendo a erva-mate a principal guardiã dessa área, com importância cultural, econômica, social e ambiental.

“Acreditamos que a erva-mate conecta pessoas, apoia o planeta e transforma vidas. Unimos pessoas e conhecimentos, o amor à natureza e inovações tecnológicas para produzir experiências de alegria e bem-estar”, cita a mate maker que valoriza as pessoas, o ecossistema e as riquezas regionais, levando essa cultura a diferentes lugares do mundo.

Rica em antioxidantes, a erva-mate também ajuda a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para a prevenção de doenças e o envelhecimento precoce. Foto: Divulgação

“Além disso, trabalhar com um propósito maior do que nossos próprios desejos e anseios, deixar um legado positivo para as futuras gerações, com ações concretas no nosso dia a dia, é transformador. Estamos a serviço de uma causa maior do que nós mesmos e isso nos torna cuidadores no presente e criadores de um futuro que desejamos viver”, complementa Paula.

Potencial da erva mate

Considerada uma planta completa, a erva-mate possui 192 princípios ativos medicinais e nutracêuticos, ácidos fólico e cafeico; vitaminas (A, B1, B2, C e E), minerais como zinco, cálcio, fósforo, ferro, manganês, magnésio e potássio.  E xantinas que atuam como estimulantes.

Além disso, a diretora cita ainda que a erva-mate oferece uma gama de benefícios para a saúde, como, por exemplo, alta performance mental e energia natural, já que a presença de cafeína na sua composição proporciona uma fonte de energia natural, promovendo alerta e foco sem os efeitos colaterais muitas vezes associados a outras fontes de cafeína.

“A erva-mate oferece uma energia mais suave e duradoura e tem um pico mais prolongado porque, além da cafeína, contém teobromina e teofilina, substâncias que estimulam o sistema nervoso central, melhorando a cognição e a concentração”, acrescenta.

Rica em antioxidantes, a erva-mate também ajuda a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para a prevenção de doenças e o envelhecimento precoce, segundo Paula.

Dentre os outros benefícios destacados pela diretora estão o estímulo ao sistema imunológico, controle do colesterol, digestão saudável, gerenciamento de peso, além das propriedades anti-inflamatórias, melhoria da função respiratória, regulagem do açúcar no sangue, ação diurética e detox.

Além disso, a bioquímica diz que a planta também auxilia na manutenção da saúde óssea e possui efeitos neuroprotetores, o que pode ter implicações positivas na prevenção de doenças neurodegenerativas.

Uma das curiosidades apontadas pela executiva é o suporte ao desempenho atlético, já que a presença de compostos bioativos na erva-mate pode contribuir para o aumento da resistência física e recuperação muscular, o quer pode fazer dela uma escolha popular entre atletas.

Paula destaca ainda que, recentemente, a erva-mate ficou conhecida como a Bebida dos Campeões, uma vez que seu uso antes da prática de exercícios de natureza aeróbica e anaeróbica protela a instalação do processo de fadiga e, consequentemente, aprimora a performance atlética. “Na viagem até o Catar, para disputar – e vencer – a Copa do Mundo de 2022, a seleção argentina levou consigo 240 kg de erva-mate”, revela.

O produto

De acordo com a diretora, a erva-mate vive um momento de expansão para novos mercados por conta da sua vasta potencialidade, algo que rendeu ao produto o seguinte slogan: ‘Uma planta, infinitas possibilidades’. “Nosso primeiro produto marca Mate On, o Drip Mate Max é uma inovação como forma de apresentação e também pela sua diversidade, o seu mate, do seu jeito.”, relata.

Considerado uma experiência sensorial gourmet de forma rápida, prática, segura e sustentável, ela afirma que o produto promove mais aroma e sabor sem perder a integridade do mate. “Um único sachê rende 1 litro de mate orgânico natural gelado ou quente em 5 minutos, mantendo as propriedades originais e os benefícios da erva-mate”, destaca.

Kit vem com o filtro biodegradável para coar o produto é um bioplástico, feito de açúcares vegetais (dextrose) para não deixar sabor residual na bebida, Foto: Divulgação (vertical)

Sendo assim, com uma caixa do produto, ela afirma que é possível fazer 10 litros de mate tostado e orgânico, “feito com matéria-prima diferenciada, folhas orgânicas de erva-mate tostadas e moídas em pó. Sua origem possui BBP, BPF, Certificações e Laudos Técnicos Internacionais”.

Para garantir o sabor natural e autêntico, sem adição de açúcar ou adoçantes, conservantes e corantes, o filtro biodegradável para coar o produto é um bioplástico, certificado pelo European Bioplastics, utilizado na fabricação do drip, feito de açúcares vegetais (dextrose) para não deixar sabor residual na bebida.

“Com 200 ml de chá concentrado faz-se 1 litro de mate natural gelado em 5 minutos, com opção de você escolher como quer diluir e saborizar o mate: suco de frutas frescas, como limão ou tangerina, água com gás, água de coco, xaropes saborizantes, refrigerantes, como guaraná ou água tônica, alcoólico, criar deliciosas experiências”, sugere Paula.

Desafios

Na avaliação do administrador de empresas e também sócio diretor da Mate On, Luís Mário Dranka, um dos principais desafios do segmento é expandir o consumo com produtos à base de erva-mate para os consumidores mais jovens.

“A sustentabilidade da cadeia produtiva depende de manter o consumo da erva-mate para que não ocorra um oferta excessiva da matéria-prima ocasionando a perda de valor comercial do produto in natura e motivando os produtores a substituir a floresta com erva-mate por outras atividades de silvicultura, agricultura ou pecuária”, aponta Dranka.

Diante desse cenário, ele considera ser um compromisso ambiental manter o consumo dos produtos à base de erva-mate para garantir a sustentabilidade do ecossistema na Floresta Ombrófila Mista da Região Sul do Brasil.

Segundo ele, o momento é de buscar por novas experiências de consumo de produtos à base de erva-mate, justamente com a intenção de conquistar novos adeptos ao uso da planta.

Para o administrador de empresas e também sócio diretor da Mate On, Luís Mário Dranka, um dos principais desafios do segmento é expandir o consumo com produtos à base de erva-mate para os consumidores mais jovens. Foto: Divulgação

“Entendo que a infusão na forma de chimarrão deve continuar forte na Região Sul do Brasil e em países que tradicionalmente já fazem esse tipo de infusão, mas para ter aceitação em outras regiões ou países é necessário oferecer outras formas de uso da erva-mate”, avalia.

Por fim ele acredita que também é importante apresentar o produto ligado a sua história, contos, e valores, para que se agregue mais valor a toda a cadeia produtiva.

“A erva-mate está conectada com as origens do desenvolvimento econômico e cultural de grande parte dos municípios dos três Estados do Sul. Ela já é reconhecida como patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul e esse sentimento mistura-se com Santa Catarina e Paraná”, finaliza o diretor.

Redação A Lavoura