Startup traz uma proposta inovadora de seguros para o segmento

No vasto campo do agronegócio brasileiro, onde a incerteza do clima pode impactar colheitas e resultados, os produtores cada vez mais precisam estar atentos às suas lavouras para garantir, não só uma produção rentável e sustentável, mas também a competitividade dos negócios.

Diante desse cenário, a elaboração de produtos de seguros agrícolas paramétricos, gestão, distribuição, além de uma plataforma avançada para acompanhamento dos índices contratados nas apólices de seguros paramétricos, são algumas das soluções para sanar alguns problemas dentro desse mercado no Brasil.

De acordo com o CEO da Fieldtech, Felipe do Carmo Bonilha (foto), a empresa propõe uma abordagem inovadora para o mercado de seguros agrícolas. Foto: Divulgação

 

A Fieldtech, fundada pelo gestor de seguros e CEO Felipe do Carmo Bonilha, propõe uma abordagem inovadora para o mercado de seguros agrícolas. Com a utilização de tecnologia paramétrica, a empresa está redefinindo a proteção e gestão de riscos para produtores rurais e empresas do setor.

“A empresa surgiu como resposta aos desafios enfrentados no mercado de seguro agrícola no Brasil, combinando tecnologia de ponta e um modelo de negócio inovador”, destaca o CEO da startup, que ainda conta com os sócios José Nelci Monson Bonilha Junior, CFO & Co-founder e Willer Chequer Gonzalez, CBO & Co-founder

A Fieldtech faz parte do SNA Startup Hub (SNASH), novo hub de agtechs e edutechs criado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que reúne startups com foco em soluções para o agronegócio

Objetivos e Impactos

Segundo o executivo, os objetivos da empresa são claros e diretos: proporcionar produtos de seguro agrícola com preços justos e efetiva proteção para os produtores rurais. “Em um cenário em que o seguro agrícola tradicional enfrenta limitações nossa tecnologia paramétrica traz impactos concretos ao mercado, ao promover redução de custos, além da oferta de produtos personalizados”, comenta.

Proporcionar produtos de seguro agrícola com preços justos e efetiva proteção para os produtores rurais é um dos objetivos da empresa. Foto: shutterstock

“Produtores e empresas relacionadas ao agronegócio, desde culturas como soja, milho e algodão até áreas florestais, encontram soluções sob medida em nossa plataforma”, acrescenta.

Para Bonilha, o seguro agrícola tradicional estar cada vez mais defasado, com base de dados desatualizadas, produtividade real do produtor, precificação por médias históricas de produtividade. “Como resultado, esses fatores levam a produtos com baixas garantias e custos elevados”, argumenta.

Metodologia

Sobre a revolução sugerida, Felipe conta que a inovação da empresa deve-se à abordagem paramétrica, que se baseia em ciência de dados, inteligência artificial e agrometeorologia. “Ao utilizar dados precisos e atualizados, criamos um seguro agrícola inteligente e personalizado, que oferece uma experiência excepcional para o produtor rural”, acrescenta.

Solução está baseada em ciência de dados, inteligência artificial e agrometeorologia. Foto: Depositphotos

 

Outro ponto destacado pelo executivo é a ideia de expandir fronteiras, já que, inicialmente, a empresa tinha seu foco voltado para índices como umidade do solo e seca para culturas como soja, milho e algodão. “Estamos ampliando os serviços, com soluções para excesso de umidade do solo, índices pluviométricos e até mesmo um inovador seguro paramétrico multirrisco baseado no índice NDVI”, relata o CEO.

Segundo ele, a nova solução pode ser considerada uma ferramenta estratégica de gestão de riscos para os produtores rurais, pois além de acompanhar os índices na plataforma, os produtores ficam com os registros para uma tomada de decisão futura. “O produtor que está indo para sua terceira safra, por exemplo, tem o histórico de dados como umidade de solo do ciclo anterior e pode utilizá-los ao seu favor”, exemplifica.

Protegendo o Futuro

Para o CEO da FieldTech (foto), a introdução da tecnologia no segmento agrícola tem o potencial de moldar o futuro do agronegócio. Foto: Divulgação

 

Na visão do executivo, a utilização dessas tecnologias no setor agrícola transforma a maneira como o seguro é concebido e utilizado, além de ter o potencial de moldar o futuro do agronegócio. “A introdução dessas tecnologias capacita os produtores a tomar decisões informadas, tornando a gestão de riscos mais estratégica e eficaz”, avalia.

Na opinião de Bonilha, ao oferecer produtos paramétricos inovadores, a empresa preenche uma lacuna no setor e proporciona aos produtores rurais uma nova era de proteção, gestão de riscos e tomada de decisões informadas. “Nossa ideia é liderar uma revolução no mercado de seguros agrícolas no Brasil”, arremata o CEO.

Redação A Lavoura