Com tecnologia voltada para o gerenciamento de estoque, a Saveadd garante eficiência e lucratividade no varejo d na indústria alimentícia
(Foto: zinkevych/Freepik)
“O estoque implica em muita coisa para as empresas. Potencial comercial, gestão de fornecedores, posicionamento de marca, ter um produto de com padrão de qualidade. E também como indicador de perdas”, diz o cofundador da Saveadd, Salvador Ramalho,
A startup, que integra o Startup Hub da Sociedade Nacional de Agricultura – SNASH, apostra na solução de inteligência artificial para redução de estoques excedentes do varejo, indústria de alimentos e bens de consumo, com rastreabilidade, gestão de risco e otimização de uso.
Segundo ele, as soluções da empresa já foram capazes de reduzir em 70% o volume do desperdício, além de gerar uma recuperação financeira de 50% do que seria perdido.
O executivo destaca que o Brasil é considerado um dos países mais ineficientes do mundo em relação a gestão de estoques, com uma perda estimada em US$ 26 bilhões em desperdício de alimentos por ano. Estando entre os cinco países que mais desperdiçam alimentos no mundo.
“Nosso propósito é garantir um fim para esse processo. Por meio de ações aplicadas por inteligência artificial e por análise de otimização, de como esse estoque tem que ser usado e gerenciado, para conseguir dar a vazão e o máximo de inteligência e aumentar o lucro, o resultado, além do impacto social”.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o país perde, anualmente, R$ 1,3 bilhão apenas em frutas, legumes e verduras apenas em supermercados. Isso sem incluir produtos descartados por perda de validade. Cálculos da Abras apontam que o desperdício médio do setor supera os R$ 11 bilhões por ano.
“Nossa tecnologia permite ao cliente identificar e decidir o que vai ser doado, vendido, trocado ou processado internamente. Quanto, quando e onde”, diz o fundador da Saveadd.
Personalização direcionada
“Cada loja, cada distribuidor, cada produtor tem um plano de ação personalizada via inteligência artificial, garantindo o melhor resultado possível e um nível de confiabilidade de extrema qualidade”, explica Salvador.
Segundo ele, um dos clientes, uma rede de supermercado, teve um aumento de 10% de lucro e até 2% do faturamento projetado.
“Esse ganho é muito substancial. Só comprova que temos um diferencial gigante no mercado. Aumentando a lucratividade e provendo melhores decisões para toda a cadeia”.
Além do ganho para o cliente, a ferramenta também permite um grande impacto social e ambiental, uma vez que é capaz de gerenciar a doação de produtos que teriam o lixo como destino.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que até 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente no mundo. Isso corresponde a cerca de 1/3 de tudo o que é produzido.
“Não aceitamos desculpas para o desperdício (…) Já operamos quase 100 toneladas em doação de alimentos, atendendo mais de sete mil pessoas”, explica Salvador.
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