Além de potencializar produtividade, ferramenta auxilia na tomada de decisão no campo e nas agroindústrias (Foto: Divulgação)

Promover a transformação digital no agronegócio e na indústria por meio de soluções de rastreabilidade e gestão de dados, garantindo conformidade regulatória, segurança e eficiência operacional. Essa é a proposta da Veros, startup que é uma das integrantes do SNASH, hub de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

“Buscamos fortalecer a sustentabilidade e a transparência nas cadeias produtivas, apoiando empresas a atender exigências nacionais e internacionais, como o EUDR (Regulamento Europeu de Produtos Livres de Desmatamento), ao mesmo tempo em que otimizam suas operações e reduzem custos”, detalha o formado em gestão da Tecnologia da Informação com MBA em Administração de Empresas, CEO e fundador da Veros, Luis Roloff (foto).

Segundo o gestor, para alcançar esses objetivos, a plataforma permite a rastreabilidade completa dos lotes de produção, desde a origem até o consumidor final, coletando e analisando dados de todos os pontos da cadeia produtiva e reduzindo, em até 80%, o esforço necessário para registros, auditorias e conformidades regulatórias. Além disso, com o uso de blockchain, a empresa ferramenta a imutabilidade e a transparência dos dados, enquanto a inteligência artificial facilita a identificação de ineficiências, promove a otimização dos processos e gera insights estratégicos para a tomada de decisão.

“Também apoiamos as empresas a melhorarem seus índices de segurança alimentar, facilitando o recall de produtos, promovendo práticas de ESG (ambiental, social e governança) e fortalecendo a confiança na cadeia de suprimentos. A plataforma é projetada para se adaptar às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo uma solução modular e personalizada que se ajusta aos processos já existentes, contribuindo para a melhoria contínua das operações e a identificação de gaps e falhas operacionais”, acrescenta Roloff.

Plataforma de gestão integrada de dados auxilia no controle de toda a cadeia de produção do agro, o que permite a resolução ágil de problemas e a tomada de decisão assertiva. Foto: Divulgação

Um dos diferenciais destacados pelo executivo é a capacidade de integração com sistemas e processos já estabelecidos nas organizações, como ERPs e sistemas de controle. Ele afirma que essa flexibilidade elimina a necessidade de reformulações disruptivas ou de implementação de sistemas paralelos complexos, reduzindo significativamente os custos e prazos associados à digitalização, além de agilizar o uso da tecnologia, proporcionando uma visão 360º de toda a cadeia produtiva de forma eficiente e integrada.

“Com informações em tempo real, a plataforma de gestão integrada de dados da Veros auxilia no controle de toda a cadeia de produção do agro, o que permite a resolução ágil de problemas e a tomada de decisão assertiva, tanto para intervenções no plantio e na colheita, como para otimização da linha de produção e canais de distribuição. A plataforma, que é customizável para a realidade de cada cliente, possui módulos para rastreabilidade e relacionamento”, complementa.

O Start da startup

O CEO comenta que a empresa nasceu a partir de uma demanda específica da indústria alimentícia, que precisava de uma solução para rastreabilidade completa do processo produtivo. Isso nos permitiu identificar a necessidade de resolver desafios recorrentes em cadeias produtivas, tanto no agronegócio quanto na indústria. “Problemas como a falta de transparência sobre origem e procedência de matérias-primas e insumos, dificuldades na rastreabilidade ao longo da produção e no atendimento aos requisitos de conformidade operacional e regulatória, se mostraram comuns em diversos setores, informa.

Essas dificuldades, conforme explica, podem resultar em problemas como falhas na segurança alimentar, gargalos na produção, desperdícios, ineficiências operacionais e falta de padronização de processos. “Ao percebermos o potencial transformador que a digitalização e a análise de dados poderiam trazer para esses setores, desenvolvemos uma plataforma integrada que oferece maior controle, segurança e conformidade nas operações”, relata.

O especialista lembra ainda que, a princípio, o objetivo era simplificar a rastreabilidade, entretanto, rapidamente o projeto evoluiu para uma solução completa que automatiza processos e entrega valor estratégico às empresas, combinando a imutabilidade e segurança da tecnologia blockchain com a agilidade e inteligência na análise de dados provida por inteligência artificial.

Solução automatiza processos e entrega valor às empresas, combinando a imutabilidade e segurança da tecnologia blockchain com a agilidade e inteligência na análise de dados provida por inteligência artificial. Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM:

→ Controle dos dados e cultivos na palma da mão

Impactos na agroindústria

Segundo o CEO, as soluções da empresa oferecem uma visão completa e integrada de toda a cadeia produtiva, desde a origem da matéria-prima até o produto final. Com isso, ele diz que produtores, indústrias e exportadores conseguem monitorar suas práticas de produção em tempo real, gerando indicadores, alertas e relatórios detalhados de conformidades para auditorias, certificações e regulamentações ambientais, sociais e operacionais. Além, disso, a capacidade de rastrear e validar cada etapa da produção, promove um ambiente mais transparente e seguro, permitindo a identificação e a  correção rápida de falhas operacionais e a adoção de práticas mais sustentáveis e eficientes.

“No contexto do agronegócio, nossa plataforma ajuda as empresas a comprovar a procedência dos seus produtos e a reduzir o impacto ambiental, promovendo uma cadeia produtiva mais sustentável e responsável. Ao utilizar a ferramenta, as empresas conseguem mitigar riscos ambientais, como o desmatamento, e garantir que seus produtos atendam a exigências regulatórias como a EUDR (Regulamento Europeu de Produtos Livres de Desmatamento), promovendo práticas que respeitam os recursos naturais e as comunidades locais”, detalha.

Além disso, de acordo com o gestor, a implementação e o onboarding da plataforma, com templates pré-estabelecidos, permitem que as empresas integrem rapidamente a solução aos seus processos, sem a necessidade de interrupções operacionais e possibilitando o atendimento à requisitos de ESG (ambiental, social e de governança) de forma mais eficiente, rastreando e gerenciando indicadores em tempo real. “Esses resultados se tornam um diferencial competitivo para empresas que buscam um futuro mais sustentável e eficiente, atendendo às crescentes demandas do mercado por operações mais verdes e socialmente responsáveis”, completa.

As soluções da empresa oferecem uma visão completa e integrada de toda a cadeia produtiva, desde a origem da matéria-prima até o produto final. Foto: Divulgação

Benefícios para o setor

Na avaliação de Roloff, as soluções da Veros contribuem significativamente para o desenvolvimento do setor ao oferecer uma solução integrada que centraliza dados de diferentes fontes e gera insights e relatórios de forma automatizada. Isso permite que as empresas superem diversos desafios operacionais e regulatórios, garantindo maior conformidade e transparência, especialmente em mercados internacionais que são cada vez mais exigentes em termos de sustentabilidade. “Nossa tecnologia não só eleva o padrão de conformidade das operações, mas também aumenta a competitividade das empresas ao otimizar processos, reduzir a necessidade de intervenções manuais e liberar tempo e recursos para focar em inovação e crescimento estratégico”, acrescenta..

Para ele, os principais desafios enfrentados pelo setor atualmente giram em torno da crescente demanda por transparência e conformidade regulatória, especialmente diante das novas exigências internacionais que impactam a exportação e a sustentabilidade das cadeias produtivas. A digitalização e a adoção de novas tecnologias ainda são percebidas como investimentos complexos e de alto custo, o que pode gerar resistência por parte das empresas.

“Além disso, a pressão por práticas mais sustentáveis e responsáveis em relação ao meio ambiente requer uma integração eficiente de dados e sistemas ao longo de toda a cadeia produtiva  –  algo que muitas empresas ainda não conseguem alcançar devido à fragmentação e à falta de interoperabilidade entre suas plataformas e processos internos”, observa o CEO.

O hoje e o amanhã

Na visão do executivo, o cenário atual do agronegócio e da indústria está passando por uma transformação digital acelerada, impulsionada pela necessidade de aumentar a eficiência operacional, atender às regulamentações ambientais e se adaptar às novas exigências do mercado global. Nos últimos anos, a adoção de tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Blockchain trouxe avanços significativos para o setor. Esses recursos ajudam a coletar, analisar e gerenciar dados em tempo real, tornando a produção mais eficiente, segura e sustentável.

“Estudos indicam que a digitalização do agronegócio pode adicionar mais de 500 bilhões de dólares ao PIB global até 2030, com um aumento de até 9% na produtividade agrícola, especialmente através do uso de conectividade avançada e tecnologias de automação. Além disso, soluções baseadas em dados permitem que a indústria e o agronegócio se adaptem mais facilmente a novas regulamentações ambientais, melhorando a segurança alimentar e a sustentabilidade das operações”, comenta.

Ele destaca ainda que a digitalização dessas cadeias produtivas também fortalece a rastreabilidade e a segurança dos alimentos, pois possibilitam a verificação da origem, qualidade e conformidade dos produtos em tempo real, gerando maior confiança entre consumidores e investidores e permitindo o monitoramento mais preciso de cada etapa do processo, facilitando o cumprimento de regulamentações, identificando gargalos e falhas rapidamente e promovendo uma alocação mais eficiente de recursos.

O uso dessas tecnologias, na opinião do gestor, será essencial para que as empresas se mantenham competitivas e em conformidade com normas mais rigorosas e, nesse sentido, o CEO afirma que a empresa se posiciona como um parceiro estratégico nessa jornada, oferecendo uma plataforma que facilita a gestão de dados, promove a conformidade regulatória e operacional e fortalece a transparência e sustentabilidade das cadeias produtivas.

“A capacidade de adaptar e integrar novas tecnologias de forma ágil será um diferencial para que as empresas superem os desafios do setor e aproveitem as oportunidades trazidas pela transformação digital, promovendo maior sustentabilidade e responsabilidade corporativa e alinhando suas operações às exigências de um mercado cada vez mais focado em transparência e práticas sustentáveis”, conclui Roloff.

Redação A Lavoura