O SNASH (SNA Startup Hub) vem mantendo sua tradição de estar presente nos principais eventos voltados para o agronegócio. Em agosto deste ano, o hub deixou sua marca no Rio Innovation Week 2025 (RIW), a maior conferência global de tecnologia e inovação, que ano após ano transforma o Pier Mauá em palco para discussões que moldam o amanhã. O ecossistema de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) participou pela quarta vez consecutiva deste grande evento e contou com stand no Pavilhão Agro Tech e ainda ministrou palestras.

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Como parte da programação voltada para o agronegócio, Leonardo Alvarenga, CEO do SNASH, proferiu a palestra “Ecossistemas de Inovação do Agro Conectado: A união faz a força”. Foi uma oportunidade de destacar como o SNASH trabalha para conectar as diferentes comunidades de inovação regionais pelo Brasil para fortalecer a cadeia agroalimentar global por meio da inovação e da colaboração.

PAINEL

Já a diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sylvia Wachsner, foi moderadora do painel “O Futuro do Agro Começa Aqui” com a participação de Mateus Sampaio, CEO da Conéctar, e Caroline Pimenta, COO da Manejebem. Ambas são startups inovadoras que fazem parte da rede Premium SNASH e que, na ocasião, compartilharam suas jornadas, desde a criação, até o impacto que o SNASH vem promovendo em seu crescimento.

PALESTRA

Dentre as diversas atividades realizadas no RIW, foi promovida a palestra “Educação para o Futuro Verde: Formação de jovens para o mercado sustentável e digital” com a presença do presidente da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, Maíra Pimentel – cofundadora e CEO da Tamboro (plataforma de educação) e Joice Portella – diretora de parcerias, carreiras e ESG do Instituto Yduqs, sob a moderação de Liliana Pinelli – cofundadora e diretora da Impact Hub Rio.

Neste momento, foram levantas temáticas sobre como as empresas e o mercado educacional podem colaborar para criar uma cadeia de valor sustentável que comece na sala de aula e se estenda ao mundo corporativo e ainda que papel a tecnologia deve desempenhar na formação de jovens para o mercado sustentável.

RIW

Foram 47 conferências, 39 palcos simultâneos, 2.000 mentorias e workshops e mais de 3.000 palestrantes nacionais e internacionais. O RIW25 propôs o tema “Um olhar através da Ética: inteligência artificial, automação, biotecnologia e outras ferramentas poderosas podem promover inclusão, mas também aprofundar desigualdades”.