
A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e o SNASH (SNA Startup Hub) participaram do evento Alles auf Start:Up! (Tudo sobre startups), na Alemanha, a convite da Embaixada Brasileira em Berlim. A ação reuniu diversas startups alemãs do setor do agronegócio e representantes do setor público.

Sylvia Wachsner, dir. da SNA, ao lado de Eduardo Sampaio Marques, Adido Agrícola da Embaixada Brasileira em Berlim
A SNA e o SNASH estiveram representados por sua diretora, Sylvia Wachsner, nesta iniciativa que teve por objetivo conhecer como caminha o desenvolvimento tecnológico alemão, bem como ele se apresenta em nível internacional.
O subtítulo do evento de startups deste ano é “Tech meet Farm – Mágica ou Dogma?”. O foco foi a abertura tecnológica (agrícola) na Alemanha e sua comparação internacional: o que realmente está por trás do termo “abertura tecnológica” e se isso realmente ajuda as empresas alemãs a progredir, e ainda como o intercâmbio e a colaboração frutífera com startups no cenário de agrotecnologia e tecnologia de alimentos podem se desenvolver. No final do dia, diversas startups apresentaram seus pitches e o formato do evento permitiu o networking entre os presentes.
O Embaixador Brasileiro na Alemanha, Rodrigo Baena Soares, que apresentou os principais números do agronegócio brasileiro, enfatizou o crescimento dos últimos 30 anos, além da importância da Embrapa na pesquisa da agricultura tropical. A respeito do ecossistema de inovação de startups, o diplomata destacou na sua apresentação o mapeamento realizado pelo Radar Agtech.
Vale ressaltar um outro momento de destaque que foi o discurso realizado pela Dra. Gitta Connemann, membro do Parlamento Alemão e desde 2025 Secretária de Estado Parlamentar no Ministério Federal de Economia e Energia.
Por Larissa Machado
Com a colaboração de Sylvia Wachsner