A Associação de Comércio Exterior (AEB) deu início na última quarta-feira (12) ao 43º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), que segue até hoje, no ExpoRio (RJ), se estabelecendo como o principal fórum de debate e proposição estratégica para o comércio exterior brasileiro.

Com o tema central “Reindustrializar para gerar produtividade na indústria e competitividade no comércio exterior”, a iniciativa tem proporcionado um ambiente qualificado para a interação entre o setor empresarial e as autoridades governamentais, com vistas à formulação de políticas e ações que promovam a inserção competitiva e sustentável do Brasil no cenário global.

Participantes

Como participantes convidados para ministrar palestras, cursos e mediações dos painéis estão grandes nomes da Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e também da Câmara Central Florida Brazilian American Chamber of Commerce (CFBACC) e Câmara Brazilian Southwest Florida Chamber of Commerce (BSWFCC), entre outras personalidades do setor.

SNA e SNASH

Integrando este grupo de figuras ilustres, o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, foi o mediador do Painel 5, na última quarta-feira, com o tema “AgroTech e Comércio Exterior: Novas Fronteiras da Competitividade”, do qual participaram o CEO do SNASH (SNA Startup Hub), Leonardo Alvarenga, além de Pedro Terêncio (Grupo Campanelli) e Inácio Modesto Filho (Grupo Bom Futuro). O debate adentrou o campo da inovação, tecnologia e o futuro competitivo da atividade agropecuária brasileira no âmbito mundial.

Leonardo Alvarenga iniciou o painel apresentando todas as diversas frentes de atuação do SNASH e explicou como as startups podem contribuir com para o crescimento do agro, de forma geral, mas também no comércio exterior. Ele frisou sobre o Inova Agro Tour, uma iniciativa do hub que pretende, em sua primeira edição, levar inovação e tecnologia ao agro baiano, no dia 27 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador (BA).

“Tive a oportunidade de falar neste grande evento sobre inovação no agronegócio e como conectar esse ecossistema aos produtores rurais, grandes empresas, cooperativas, setor público, entre outros. Conseguimos debater excelentes ideias e mostrar como o agronegócio pode prosperar de forma mais firme com o uso de inovações, com vistas a resolver diversas questões, inclusive a segurança alimentar mundial”, enfatizou o CEO do SNASH.

O CEO do SNASH citou o Inova Agro Tour, nova iniciativa do hub – Foto: Larissa Machado

Para o diretor executivo do Grupo Campanelli e Tecnobeef, Pedro Terêncio, participar do Enaex foi de grande importância. “Estarmos inseridos como campanheira do agronegócio, que compõe 50% da exportação brasileira, e poder contribuir um pouco com as coisas que temos feito tanto na produção de açúcar e álcool, quanto na de carne bovina, é super relevante neste momento de taxações dos Estados Unidos, nosso segundo maior comprador. No evento, expus um pouco a tecnologia que temos nas nossas unidades e também entender um pouco do comercio exterior e as tendências futuras”, disse Pedro Terêncio.

Representando o Grupo Bom Futuro, Inácio Modesto Filho, diretor técnico da empresa, ressaltou o quão enriquecedor é o Enaex. “Assisti a palestras, cujo conhecimento devo levar ao Mato Grosso. São informações pertinentes sobre reforma tributária e utilização de inteligência artificial no agro”.

Programação

Realizado desde 1972, o Enaex mantém a tradição de uma programação enriquecedora com painéis de palestras e debates, stands de exposição, workshops e, um dos grandes sucessos da última edição, o Centro de Capacitação com cursos técnicos gratuitos. Um ambiente propício para ampliar os conhecimentos técnicos, conhecer tendências e inovações, promover networking e fazer negócios.

O primeiro dia de evento também abordou temas como “Reforma Tributária, um novo cenário para o comércio exterior brasileiro: desafios e perspectivas”, “Os impactos da atual geopolítica mundial sobre a nova ordem econômica e o comércio exterior”, e ainda “A Transição Climática nas Relações Comerciais Internacionais” e “Como a Inteligência Artificial Está Redefinindo o Comércio Mundial”.

No dia de hoje, haverá um momento para tratar sobre Acordos Mútuos de Cooperação Internacional e painéis cujas temáticas serão “Como a nova ordem econômica mundial impactará nos custos de logística de transporte”, “O Papel dos Serviços no Comércio Exterior com o Novo Cenário Tributário”, além de “Iniciativas para aperfeiçoar e fortalecer o sistema de financiamentos às exportações” e “Como preservar mercados internacionais e conquistar novos mercados num mundo em instabilidade geopolítica?”.