Evento de Inauguração do SNA Startup Hub reúne startups e grandes nomes do Agro

Na última quinta-feira, 10 de novembro (10/11/2023), na sede da SNA no Rio de Janeiro, foi realizado o SNASH Day One, evento que inaugura oficialmente o SNA Startup Hub, voltado para agtechs, greentechs, foodtechs e edutechs.

O SNASH Day One ficou marcado pela presença de executivos de importantes empresas, investidores de startups, relevantes nomes da política, além das startups que compõem o SNASH, que tiveram a chance de se apresentar para o público. São empreendedores de diversas partes do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

“O SNASH é o primeiro ecossistema de inovação do setor do agro no Rio de Janeiro, mas com a atuação nacional. Vamos oferecer um ambiente de coworking subsidiado na nossa sede no Rio de Janeiro”, pontuou Leonardo Alvarenga, CEO do SNASH.

Networking e infraestrutura

A ideia, segundo Alvarenga, é proporcionar, além do espaço físico, todo o networking de contatos e relações institucionais que a Sociedade Nacional de Agricultura possui com grandes produtores, cooperativas, órgãos governamentais, entidades reguladoras, instituições financeiras e instituições de pesquisa e educação, permitindo às startups a criação de novos negócios e parcerias.

O corpo técnico de especialistas da SNA também estará disponível para mentorias e consultorias, além dos portais de comunicação da entidade para divulgação das startups , e os cursos de especialização da faculdade SNA Digital.

Por fim, o SNASH vai ajudar as startups a obterem investimentos no mercado financeiro, por meio de fundos de venture capital, equity crowdfunding e investidores anjo.

O lançamento do Hub ocorreu paralelamente ao Rio Innovation Week, evento que reuniu milhares de profissionais de inovação e tecnologia no Rio de Janeiro, durante a última semana, e onde o SNASH também marcou presença com um stand no Espaço Agro RIW Tech.

Presenças no evento

Da esquerda para direita: João Humberto Camelini (TecGraf), ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, Warsis Slywitch (TecGraf), presidente da SNA, Antonio Alvarenga e o CEO do SNASH, Leonardo Alvarenga. Foto: SNA

 

O SNASH Day One contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia Paulo Alvim, que citou os avanços científicos da agricultura tropical brasileira alcançados devido aos esforços da Embrapa e também de empresas privadas.

“Essa evolução é pura ciência e tecnologia, com muita capacidade empreendedora do setor privado. A aliança do setor privado com ciência e tecnologia é fundamental”, disse o ministro.

Quem também visitou as instalações do SNASH foi a ex-ministra da Agricultura e senadora eleita Tereza Cristina, que tomou posse na Academia Nacional de Agricultura da SNA. Na foto de abertura, a senadora e o CEO do SNASH, Leonardo Alvarenga no Espaço de Convivência disponibilizado para as startups participantes do Hub.

“Cada vez mais precisamos ser práticos e objetivos em nossas ações. O Brasil é um país jovem que não pode perder oportunidades. Temos aqui um fórum de pessoas que podem contribuir muito para nosso País, com as experiências adquiridas e serviços prestados, diante do momento delicado em que estamos vivendo”, discursou a ex-ministra.

Caio Carvalho, Presidente da ABAG, destacou que o agronegócio vive uma nova fase com um ecossistema de inovação, que conecta agentes do setor produtivo, público e privado, com interações constantes.

“Olhando para a inovação e mercado, estamos vivendo um mundo diferente com a descoberta tecnológica iniciando na academia, passando por uma demonstração onde começam as startups, e depois com as relações com indústria e investidores”, avalia Carvalho.

Marco Legal

O relator do Projeto de Lei do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo e Inovação (PLP 146/2919), senador Carlos Portinho, explicou, no evento de lançamento do SNASH, que a Lei garantiu segurança jurídica às negociações entre empreendedores e investidores.

“O Marco Legal acelerou a contratação de startups por órgãos públicos, proporcionando ganhos para ambos”, destacou.

Além deles, estiveram presentes no SNASH Day One o presidente da CVM João Pedro Nascimento; Aaron McDaniel, professor de UC Berkeley e co-autor do livro Global Class (best-seller no Wall Street Journal); Fred Santoro, CEO da Raketo Venture Market; Claudio Furtado, presidente do INPI; Maurício Marques, superintendente de Empreendedorismo e Inovação da FINEP; Ketlin Antunes e Pedro Saliba, do Banco do Brasil; Mauricio Guedes diretor da FAPERJ; Marcelo Ambrosio, CEO da FCJ RIO Venture Builder; João Paulo Zica Fialho, CEO do Raja Ventures; Gabriela Palhares, Head de Inovação do Veirano Advogados; Marcos Proença, Head Jurídico e de Compliance da EqSeed; Ana Vasques, Head de Research da DXA.

Clique abaixo e assista a cobertura na íntegra do evento de inauguração do SNASH