Temáticas que envolvem a cadeia de produção de alimentos orgânicos foram amplamente abordadas no Food Service AOA Chile 2025, realizado de 30 de setembro a 02 de outubro, em Santiago (Chile). A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), por meio do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), esteve presente nesta feira, que é considerado o evento gastronômico mais importante do Chile. O Pavilhão Vida Sustentável, Orgânico e Regenerativo foi o espaço destinado a toda a programação do setor orgânico.

O convite oficial para a SNA e o Ci Orgânicos participarem do Food Service AOA Chile 2025 partiu da realizadora do evento, AOA Chile, uma plataforma colaborativa e de divulgação focada em conectar produtores orgânicos com a indústria de tecnologia, bebidas e alimentos saudáveis.

Vale ressaltar que, em agosto deste ano, a SNA e a AOA Chile concretizaram uma parceria inédita com o objetivo de fortalecer a divulgação de práticas sustentáveis unindo inovação, ética e respeito à vida, agregando forças e mostrando que é viável e necessária a construção de um futuro da agricultura mais saudável, justo e regenerativo.

Participação

A diretora da SNA e coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner, foi requisitada para participar de dois momentos do Food Service AOA Chile. No dia 1º de outubro, foi moderadora no painel “E-commerce digital e marketing: Do campo à nuvem”, juntamente com os palestrantes Carlos Betancur (Colômbia), da BTO Digital; Carlos Zuastegui (Guatemala), da Clac Comercio Justo, e Ignacio Fuentes, socio da AOA Chile. Em outra ocasião, Sylvia ministrou uma palestra sobre “Panorama e tendências do mercado orgânico do Brasil”, ao lado de Henrich Neisskenwirth, da certificadora Ecocert (Chile), Pedro Landa, da certificadora OIA (Argentina) e Carlos Zuastegui (Guatemala), da Clac Comercio Justo.

A palestra da diretora da SNA expôs ao público questões como características e diversidade dos produtos orgânicos brasileiros, bem como os principais desafios desta atividade no Brasil, quando citou os altos custos de produção e insumos, problemas de logística, dificuldade na certificação destes artigos e ainda a entraves para acessar financiamentos.

Em sua fala, Sylvia Wachsner fez um contraponto e apresentou possíveis soluções para crescimento do setor, como o apoio governamental, por meio de políticas públicas eficazes, além da adesão ao associativismo e cooperativismo.

Foto: Sylvia Wachsner

Tecnologia e inovação

Outro tópico mencionado pela coordenadora do CI Orgânicos foi o uso da tecnologia como uma forte aliada. Neste quesito, falou sobre a importância da utilização de sensores e drones no campo, além da Inteligência Artificial (IA) na prevenção de pragas, por exemplo.

O Food Service AOA Chile destinou uma ilha para startups, sobretudo startups científicas e que trabalham com alimentos. “Em conversa com algumas startups falamos sobre o apoio que elas recebem como doações do poder público, mediante envio de projetos. O governo chileno considera a inovação com algo bastante interessante. São investimentos a fundo perdido, mas devendo haver prestação de contas e apresentação de seus êxitos. É uma iniciativa que satisfaz a todos os lados envolvidos na negociação”, ressaltou a diretora da SNA.

Programação

Na programação do evento também foram discutidos temas sobre “Certificação e regulamentação nacional e internacional”, “Pecuária regenerativa e oportunidades do mercado nacional”, além de “Lojas físicas e virtuais no mercado interno de alimentos sustentáveis, orgânicos e regenerativos no Chile”, e ainda apresentados “Cases de êxito na produção sustentável, orgânica e regenerativa”.

O evento

Durante os três dias de evento, a feira recebeu representantes de países como o Peru, Equador, Argentina, Índia e China com diversos stands apresentando seus produtos. Foram produtores, grandes marcas e também empreendedores do mundo orgânico trocando saberes em um amplo espaço exclusivo para encontros, palestras, degustações, trocas de saberes e culinária ao vivo.