Não é errado dizer que a tecnologia Blockchain é uma das mais importantes dos últimos tempos. Diversos mercados estão sendo impactados por essa inovação, sobretudo o mercado financeiro com as criptomoedas. A Blockchain no Agro também já é uma realidade, assim como em outras áreas. Algumas das startups que fornecem tecnologias para esse setor utilizam essa inovação para suas soluções, impactando o dia a dia de todos os envolvidos no Agro.
Neste conteúdo vamos explicar os detalhes da relação e do uso da Blockchain. Leia até o final e entenda o panorama e as oportunidades que surgem a partir dessa relação.
Afinal, o que é Blockchain?
Blockchain é uma tecnologia inovadora que revolucionou o armazenamento e compartilhamento de dados.
Na prática, é um sistema de registro distribuído que opera de forma descentralizada. Em vez de depender de uma autoridade central, como um banco ou governo, a Blockchain permite que múltiplos participantes em uma rede mantenham uma cópia idêntica e sincronizada de um livro-razão digital.
Como funciona a Blockchain?
A estrutura da Blockchain é composta por blocos de informações, cada um contendo um conjunto de transações realizadas ou um histórico de dados. Para a segurança desse sistema, esses blocos são encadeados cronologicamente, formando uma cadeia imutável e segura.
Para garantir essa segurança, cada bloco é protegido por criptografia, utilizando algoritmos que garantem a integridade e a segurança das informações contidas nele.
Uma característica notável da Blockchain é sua imutabilidade. Uma vez que um bloco é adicionado à cadeia e recebe a confirmação da rede, as informações contidas nele tornam-se praticamente impossíveis de serem alteradas. Isso proporciona um alto nível de segurança e confiança, eliminando a necessidade de intermediários para validar transações.
A transparência é outra característica crucial da Blockchain. Devido à sua natureza distribuída, todas as transações e informações são acessíveis a todos os participantes da rede. Isso promove uma maior confiança e visibilidade nas operações, além de dificultar a ocorrência de fraudes.
Embora a Blockchain seja mais conhecida por ser a tecnologia subjacente às criptomoedas, como o Bitcoin, suas aplicações vão muito além do âmbito financeiro. Contratos inteligentes, por exemplo, são programas que podem ser incorporados à Blockchain, permitindo a automação de processos sem a necessidade de intermediários.
Abaixo, vamos falar sobre o uso da Blockchain no agronegócio.
Como usar a Blockchain no Agro?
A Blockchain oferece diversas vantagens para o setor do agronegócio, proporcionando transparência, rastreabilidade, eficiência e confiança ao longo de toda a cadeia de produção.
Vamos explicar alguns detalhes sobre as principais formas de uso, confira:
Blockchain no agro para rastreabilidade:
Como falamos, a Blockchain permite a criação de um registro imutável, no agronegócio pode ser usada para criar um histórico de cada estágio da produção, desde o plantio até a distribuição.
Dessa forma, consumidores têm a capacidade de rastrear a proveniência de alimentos, garantindo a autenticidade e qualidade dos produtos.
Certificações e sustentabilidade:
Certificações orgânicas, de comércio justo e sustentáveis podem ser registradas na Blockchain. Isso fornece uma maneira segura de verificar as credenciais de produtos, aumentando a confiança do consumidor em práticas agrícolas responsáveis.
Inclusive, recentemente a Exame destacou um projeto que proporcionou rastreabilidade da redução de carbono na Blockchain, garantindo a certeza sobre os processos envolvidos na produção.
Em um cenário de aumento da preocupação com questões ambientais, o uso da Blockchain no agronegócio dá mais segurança para consumidores e para produtores que estão realmente preocupados com a causa. Inclusive, é um dos pilares da agricultura sustentável.
Uso da Blockchain no agro na cadeia de suprimentos
Os contratos inteligentes baseados em Blockchain automatizam e executam automaticamente acordos contratuais entre diferentes partes ao longo da cadeia de suprimentos, reduzindo a necessidade de intermediários e melhorando a eficiência das transações.
No agronegócio, esses contratos podem ser utilizados em diversos momentos, inclusive na hora da definição de diretrizes operacionais para garantir automação em processos do agro.
Gestão de ativos agrícolas
A Blockchain pode ser usada para registrar e gerenciar ativos agrícolas, como terras, equipamentos e gado. Isso proporciona uma visão transparente e acessível a todos os participantes da rede.
Além disso, documentos essenciais, como licenças, certificados fitossanitários e registros de propriedade, podem ser armazenados de forma segura e acessível na Blockchain, reduzindo a burocracia e aumentando a eficiência administrativa.
Ainda sobre esse tema, a imutabilidade da Blockchain dificulta a falsificação de documentos e registros. Isso reduz o risco de fraudes, como a adulteração de certificados ou informações relacionadas à qualidade dos produtos, como explicamos acima.
Financiamento e crédito para agricultores:
Ao criar registros confiáveis de histórico de produção e transações, a Blockchain facilita o acesso a financiamento para agricultores, especialmente em regiões onde a falta de histórico de crédito é uma barreira.
Um dos pilares da Blockchain é reduzir os intermediários que deixam processos mais engessados e caros. Esse cenário abre uma janela de recursos mais acessíveis.
Uso da Blockchain para logística
Ao fornecer informações em tempo real sobre a localização e condições de transporte dos produtos, a Blockchain otimiza a logística e a gestão da cadeia de fornecimento, reduzindo a probabilidade de atrasos e danos aos produtos perecíveis.
Negociação direta entre produtores e consumidores:
As plataformas baseadas em Blockchain podem conectar diretamente produtores a consumidores, eliminando intermediários e permitindo uma negociação mais direta e justa.
Gestão de Resíduos e Reciclagem:
A Blockchain pode ser utilizada para rastrear e gerenciar resíduos agrícolas e seu destino, promovendo práticas mais sustentáveis e facilitando a reciclagem.
Blockchain no Agro: oportunidade para Agtechs
As Agtechs, as startups do agronegócio, encontram na relação Blockchain um grande cenário de oportunidades para desenvolvimento de soluções para esse campo.
Um bom exemplo é o uso da Blockchain no agronegócio para controle da qualidade de produtos.
Usando o Blockchain na cadeia da pecuária é possível rastrear a procedência dos animais, monitorar procedimentos como cortes, inseminação, alimentação e cuidado, assim como a refrigeração, o tempo de produção, o clima e a venda do produto.
Neste sistema de registro descentralizado isso é feito sem que os dados sejam alterados.
Dessa forma, o agronegócio está utilizando essa tecnologia em suas operações para proporcionar mais confiança e transparência às necessidades dos consumidores. Afinal, a busca por maior segurança e informações sobre o que consumimos está se tornando cada vez mais importante.
Diferentemente de países como o Reino Unido, aqui no Brasil essa relação ainda está em fase de desenvolvimento. Por isso, startups com ideias inovadoras que utilizam a Blockchain no agro têm um cenário muito interessante pela frente.
Aqui no SNASH, criamos um ecossistema de inovação e tecnologia voltado para investimento e desenvolvimento de startups do setor Agro. Além de possibilitar que empreendedores tenham acesso a investidores e recursos para desenvolver projetos, também os colocamos em contato com parceiros estratégicos.
Por isso, se você ou sua startup tem um projeto para utilização de Blockchain no agronegócio, clique e entre em contato com a gente do SNASH agora mesmo. Vamos ajudar seu negócio a alcançar um novo patamar.