MVP para o agronegócio como testar um projeto

MVP,  Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável, é um dos termos mais comuns no contexto de desenvolvimento de produtos. A estratégia de criação dessa versão é essencial para quem está no contexto de inovação, afinal, permite entender sobre o resultado, sobre o público e sobre os problemas que podem aparecer no lançamento de um produto. 

Para empreendedores que estão inseridos no contexto das startups, ou mesmo para quem possui uma ideia que ainda não conseguiu tirar do papel, entender sobre MVP é fundamental. A partir desse conhecimento será possível criar um plano de execução para o lançamento dessa primeira versão. 

Ao longo desse conteúdo, você entende tudo sobre o Produto Mínimo Viável, mais precisamente sobre como testar um projeto agro e como lançar um MVP para o agronegócio. 

O que é um MVP (Produto Mínimo Viável)?

MVP é a sigla para Produto Mínimo Viável, que é a tradução do termo em inglês, Minimum Viable Product. Esse conceito faz parte de um processo amplamente conhecido e utilizado para o lançamento de produtos, projetos e até empresas como startups, afinal, busca oferecer uma versão mais simplificada. 

O objetivo principal do MVP é testar uma ideia, hipótese ou conceito de forma rápida e econômica, coletando feedback dos usuários para melhorar e aprimorar o produto antes de investir recursos significativos no seu desenvolvimento completo.

Tradicionalmente, um MVP conta com recursos e funcionalidades essenciais necessários para resolver o objetivo principal desse problema ou projeto. Assim, demais funcionalidades, como aperfeiçoamento do design, podem entrar em uma versão secundária, com esse produto já testado. 

Esse fato justifica a palavra mínimo no nome desse conceito. Ainda sobre o nome, é importante destacar a palavra viável, visto que o MVP deve ser viável em termos de desenvolvimento, tempo e recursos disponíveis. Deve ser possível criar o MVP de forma rápida e econômica, para que ele possa ser lançado no mercado o mais rápido possível.

Por que o MVP é importante para testar um projeto?

O MVP é um aliado fundamental para empreendedores e desenvolvedores durante o lançamento de um novo produto por diversos motivos. 

Para começar, podemos afirmar que é essencial para minimizar os riscos financeiros que giram em torno desse lançamento. Ao criar uma versão simplificada do produto, é possível economizar recursos preciosos, evitando investimentos significativos em algo que pode não ser bem recebido pelo mercado e, principalmente, pelos usuários. 

Esse detalhe é especialmente relevante em um contexto de incerteza, comum nas fases iniciais de uma startup do agronegócio

Outra razão é a validação de hipóteses. Uma startup ou mesmo um projeto de produto, normalmente, começa com suposições sobre um problema e sobre as alternativas para resolver essa questão. 

Dessa forma, o MVP oferece uma maneira prática de testar essas suposições, coletando feedback real dos usuários para confirmar ou refutar essas ideias iniciais. Isso permite um ajuste mais preciso da estratégia e direção do produto com base em dados realmente concretos.

Por fim, um MVP também é importante para o processo de chegada de um produto e de uma empresa nova no mercado. Além de gerar receita para os demais passos do projeto, a versão deixa um recado para o público sobre a chegada de uma solução que pode realmente solucionar um problema.

Como criar um MVP para o agronegócio?

Com todas essas informações sobre a estratégia por trás do lançamento de um Produto Mínimo Viável, certamente você deve estar se questionando sobre os passos necessários para lançar uma versão inicial de um projeto. 

A notícia boa é que existe muita informação sobre acertos e melhorias nesses lançamentos, afinal, esse caminho é utilizado por empresas de referência mundial , como Apple e Google, para  aprender da forma mais rápida possível e entender a penetração, no mercado, de um novo produto.

Com toda essa referência, podemos dizer que existem X passos considerados essenciais para o lançamento de um MVP. Veja quais são e os detalhes de cada etapa: 

1. Deixe clara a proposta de valor do seu MVP

A primeira etapa é definir com exatidão qual é a proposta de valor do seu produto. Para isso, é fundamental que você conheça o mercado, neste caso o agronegócio, os possíveis compradores e entenda os detalhes do problema que a sua solução pretende resolver. 

Nessa etapa, o produto costuma surgir a partir de uma hipótese. Essa hipótese coloca o problema e a solução lado a lado, definindo se realmente esse produto é a forma de acabar com essa questão. 

2. Crie o produto mínimo do projeto

Etapa 1 concluída? Agora é hora do desenvolvimento e, como falamos no começo do conteúdo, nesse momento apenas o indispensável para testar se sua solução  possui valor suficiente para que as pessoas comecem a utilizá-lo.  É um produto com o mínimo de recursos possíveis, desde que  mantenha a solução do problema para o qual foi criado.

Um detalhe extremamente importante é que um MVP não é sinônimo de um produto sem estrutura e mal feito. Estamos falando do essencial, sem aquelas finalizações que depois serão incorporadas. 

3. Teste com usuários reais

Com esse produto finalizado, é hora de colocar ele para teste para verificar se realmente demonstra benefícios suficientes para os usuários iniciais. Escolha cuidadosamente os usuários que terão acesso, afinal, é importante que aconteça uma coleta de feedbacks, a partir do uso real do produto. 

Conhecer sua persona é essencial nessa etapa. Com isso, o MVP pode ser oferecido de forma direta, gerando ainda mais valor, visto que é uma forma de usar o gatilho da exclusividade para fazer com que seu cliente ou possível cliente participe do processo. 

Uma dica importante: antes de lançar para o público, teste o MVP internamente para identificar possíveis problemas, bugs e melhorias necessárias. Essa é sempre uma boa alternativa, sobretudo se você tem acesso a um ambiente seguro, como um hub de inovação do agronegócio com profissionais dispostos a ajudar. 

4. Analise os feedbacks

Solicite feedback ativamente dos usuários. Use pesquisas, formulários de feedback e análises de uso para entender como os usuários estão interagindo com o MVP e quais melhorias podem ser feitas. A análise desses testes primários é feita para validar a viabilidade do negócio. 

Quando olhamos para o agronegócio, esse produto pode ser testado em escala menor, o que gera dados sobre a possível performance em grande escala. Essa estratégia é importante para que a performance do seu produto seja realmente testada a partir do MVP, para que seja aprimorada a seguir. 

5. Ajustes e aprendizado a partir do MVP

Com essas informações, você poderá entender se o produto funciona bem e faz o que promete. Pode ser que você descubra que ele ainda não está pronto para ser vendido ou que a ideia não é tão boa quanto parece.

Além disso, vale dizer que a jornada de desenvolvimento do produto nunca termina. Continue aprendendo com seus usuários, ajustando sua estratégia e iterando em seu produto para mantê-lo relevante no mercado.

MVP para o agronegócio, funciona mesmo?

Por fim, vale um ponto totalmente presente no dia a dia de quem deseja empreender no agronegócio. Tradicionalmente, esse setor é conhecido pela escala e pelo potencial econômico, o que gera muitas oportunidades. 

Lançar um MVP é a forma mais correta de evitar erros e problemas que podem impactar diretamente essa escala e fazer com que um projeto não tenha o sucesso que merece. Portanto, se você tem uma boa ideia e um produto em fase de desenvolvimento, a dica é procurar profissionais para ajudar a lançar corretamente. 

Aqui no SNASH você conta com toda a ajuda para lançar um MVP para o agronegócio. Além de experiência e vivência, você conta com uma rede de networking para oferecer informações qualificadas sobre esse produto, ou seja, dados importantes para a testagem.